Cultura promove gincana de pintura durante comemorações do aniversário da cidade

As inscrições são gratuitas e acontecem no CEU (foto), na Mumbuca, de 18/05 a 24/05, das 14h às 17h

Durante o aniversário de emancipação político-administrativa de Maricá, no dia 26/05, a Secretaria Municipal Adjunta de Cultura realizará, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a XXIX Gincana de Pintura. Segundo os organizadores, a intenção é valorizar e aumentar a exposição dos artistas da cidade e da região, dando ao público a oportunidade de conhecer a cultura maricaense. “Vamos movimentar nosso município, trazendo uma variedade cultural para moradores e turistas, contribuindo de alguma forma para fomentar a cultura, lazer e entretenimento”, comenta o secretário Romário Galvão.

O evento pretende ainda ressaltar o município. O artista poderá retratar localidades como Lagoa de Jacaroá, Ponta da Preguiça, Igreja de Ubatiba, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de São Pedro, Lagoa de Araçatiba, Lagoa da Divinéia, Lagoa de Zacarias, Barra de Maricá, paisagens, ruas e casas antigas do Centro da cidade, que possam ser identificadas por seus nomes.

A gincana será dividida em duas categorias. Estudante A de 5 a 8 anos, B de 9 a 12 anos, C atendendo aos artistas de 13 aos 16 anos e a categoria Adulto, que terá participantes nas modalidades pintura – acrílica ou óleo sobre tela – com dimensões de 40×50 até 50×70, Desenho/Aquarela – trabalhos em papel ou tecido (com três cores ou mais). A autenticação das telas, folhas de papel e de tecidos será realizada no dia do evento, das 8h às 9h30, na tenda montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente ao Mercado das Artes. Início será às 9h40 e o encerramento às 16h. A categoria Estudante, que começa às 14h30, será realizada apenas no interior da tenda montada em frente ao Mercado das Artes e será de modalidade única: Desenho (preto e branco ou colorido). É importante ressaltar que é de responsabilidade do artista trazer todo material para a categoria em que participará, incluindo o cavalete. O julgamento dos trabalhos terá início às 17h.

As inscrições para a XXIX Gincana de Pintura de Maricá serão realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) na Mumbuca, situado na Rodovia Amaral Peixoto, km 28, na Mumbuca, e na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), desta quarta-feira (18/05) até o dia 24/05. O atendimento no CEU acontece das 14h às 17h. Já na sede do Turismo, as inscrições são feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 15h. O primeiro colocado ganhará o Troféu Di Branco, homenagem em vida ao artista plastico que mora na cidade. Além dos troféus e medalhas, os três melhores receberão premiação em dinheiro com R$ 1 mil para o vencedor, R$ 700 (segundo), R$ 500 (terceiro) e R$ 200 para o primeiro colocado geral na Categoria Estudante. O planejamento e organização da gincana ficarão a cargo da equipe de produção e coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura. A inscrição é gratuita e será considerada efetivada após o preenchimento da ficha de inscrição em letra de forma, assinada e autenticada pela comissão organizadora. As obras vencedoras passam a compor o acervo da secretaria.