Assistência Social leva idosos e adolescentes para conhecer o Museu do Amanhã

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social proporcionou nesta terça-feira (10/05) aos idosos e adolescentes que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos CRAS de Maricá um passeio ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio. A visita foi conduzida pela educadora Herica Silva, que apresentou os cinco módulos da exposição principal do museu: o Cosmos; Terra; Antropoceno; Amanhãs e Nós.

Com o objetivo de provocar reflexões para se construir “As Trilhas dos Amanhãs”, o percurso dos grupos foi dividido em etapas. A primeira e mais impactante do passeio foi um filme em 360 graus dentro de uma enorme semiesfera, de 8 minutos, sobre o passado e presente, mostrando fenômenos que tiveram início há bilhões de anos e que resultaram na formação da Terra e, posteriormente, no surgimento dos seres vivos arremetendo ao público uma sensação de estar dentro do filme. As outras etapas são utilizadas recursos interativos com informações sobre os aspectos do universo como a gravidade e o ecossistema.

“O intuito principal destas ações é desenvolver atividades de inclusão social e cultural para a população com momentos de diversão”, afirmou a secretária municipal adjunta, Laura Costa.  Para a coordenadora do SCFV, Luana Menezes, o passeio foi inesquecível. “Esta atividade com certeza ficará na memória desses idosos, adolescentes e, claro, para a equipe também, pois provoca um despertar e uma alegria na vida de todos”, contou.

A aluna de letramento no CRAS Centro, Estelina Maria da Conceição, 70 anos, ficou deslumbrada com tanta tecnologia e beleza. “Achei tudo uma maravilha. Muito belo e interessante. Confesso que fiquei com medo do filme, pois parecia que vinha em cima de mim. Mas gostei de ver o mundo por pontos de vista diferentes”, declarou. José Costa, 71 anos, disse que foi a primeira vez que visitou um museu. “Eu sempre morei na roça. Estou vendo e sentindo muitas coisas diferentes que não consigo nem explicar. Só sei que estou feliz”, expressou. A adolescente de 13 anos, Yasmim Correia, aluna de teatro do CRAS Itaipuaçu, gostou da atividade diferenciada e pretende contar para seus amigos. “Foram esclarecedoras as informações que a educadora Herica nos passou. E o filme foi show. Com certeza vou contar para todos os meus amigos”, completou Yasmim.