Festa do Trabalhador com serviços municipais no condomínio do Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu

O domingo, 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi uma data de festa para as 1.472 famílias do Residencial Carlos Marighella, do programa Minha Casa Minha Vida, em Itaipuaçu. A Prefeitura de Maricá, através de suas secretarias municipais adjuntas, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Políticas Sociais, ofereceu um dia de lazer para a população.

Cinco camas elásticas, gangorras, tobogãs e outros brinquedos foram montados pela pasta de Esportes para as crianças. A rua principal do condomínio foi tomada por palcos e tendas que apresentaram atividades e cadastramento de programas sociais para os moradores. Presentes ao evento, o prefeito Washington Quaquá e a deputada estadual Rosangela Zeidan entregaram simbolicamente a uma jovem, o Cartão Mumbuca Gestante – que acrescentará 10 mumbucas (ou R$ 10), a cada filho nascido; o Cartão Renda Mínima Jovem, no valor de R$ 100; e kits com móveis e utensílios domésticos (colchão, cama, beliche, sofá, fogão e geladeira) a cinco famílias, representando todas vítimas atingidas pela enchente de 29/02 – os demais moradores vão receber os itens conforme um calendário que se inicia no dia 9 de maio, da seguinte forma: residentes do setor A devem retirar o kit sempre às segundas-feiras (dias 9, 16 e 23); moradores do setor B nas terças (dias 10, 17 e 24); nas quartas-feiras (dias 11, 18 e 25) será a vez do setor C; às quintas-feiras (dias 12, 19 e 26 ou 30, em razão do feriado do aniversário da cidade) será exclusivo ao setor D; e as sextas (dias 13, 20 e 27) estão reservadas para o setor E.

"Vários locais foram atingidos, principalmente o condomínio Carlos Marighella. Desde outubro de 2015, enviamos ofícios ao Inea, solicitando a dragagem dos rios ou a autorização para que dragássemos. O que o Governo do Estado fez com a nossa população foi um verdadeiro crime. Hoje, entregamos os primeiros kits, comprados com o dinheiro da Prefeitura. É um recomeço para quem perdeu tudo”, declarou o prefeito. “Adquirimos um grande terreno ao lado do condomínio, onde faremos creche e escola em tempo integral, além de oficinas de confecção e artesanato. As unidades do Minha Casa, Minha Vida serão não só centros de moradia, mas também de convivência e trabalho", acrescentou Quaquá.

Moradora do Setor C, Debora Lopes, de 30 anos, está no nono mês de gravidez do segundo filho. "É muito bom ser contemplada com o kit, principalmente por estar grávida e ter perdido meus móveis", comentou. Já Elisete Conceição Alves, 55 anos, do Setor A, perdeu seus móveis na enchente e mora com os cinco netos. "Veio na hora certa", disse.

A deputada estadual parabenizou as mulheres trabalhadoras pelo seu dia. "As mulheres têm jornada de trabalho múltipla: na rua, em casa, com o marido e com os filhos. É uma honra estar falando para vocês e parabéns pelo seu dia", afirmou Zeidan. Já o secretário municipal executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, destacou a implantação do programa Renda Mínima Jovem para pessoas de 14 a 29 anos com renda familiar de até três salários mínimos e cada beneficiário recebe 85 mumbucas (R$ 85). "É um dos programas sociais mais avançados do mundo, e muitos municípios vem aqui aprender conosco políticas públicas nesta área", ressaltou.

Costureiras recebem certificados

Durante o evento, as alunas do curso de confecção do Senai, qualificação do Senai realizada em parceria com a Prefeitura, receberam os certificados. A professora Tania Correa agradeceu o apoio do município. "É um voto de confiança que nos foi dado, e temos certeza que estamos cumprindo nosso papel. Novas turmas já estão acontecendo. Outros cursos na área, como o de Modelagem, estão sendo solicitados pelos alunos", disse. “Estamos estudando a criação de uma cooperativa de confecção”, acrescentou a aluna e monitora de turma Sheila Correa.

A Festa do Trabalhador também contou com apresentações de Dança do Ventre, uma das atividades oferecidas pela Secretaria Adjunta do Idoso, e shows com a banda Excelência do Samba, além dos cantores Jô Borges, Aldo Corrêa e Bombom Lessa, que animaram o público com muito samba, reggae e MPB.