Assistência Social realiza palestra sexualidade para idosos e adolescentes

0
539

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, promoveu na sexta-feira (29/04), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), uma palestra sobre sexualidade para os grupos da terceira idade e adolescentes, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Mumbuca. Ministrada pela secretária da pasta, Laura Costa, a palestra iniciou com uma roda de bate papo com a intenção de debater o tema de uma forma mais leve.

Laura abordou sobre a descoberta da sexualidade, o autoconhecimento do corpo, as responsabilidades emocionais e financeiras para se ter um filho, os cuidados com a higiene para evitar alguns tipos de doenças, a importância de realizar os exames preventivos (tanto mulher como o homem), os cuidados no sexo na terceira idade, DSTs, entre outros temas. “O sexo deve ser natural, com alguém de confiança, prazeroso para os dois e, principalmente, seguro. Então se lembrem de sempre fazer o preventivo, o autoexame das mamas e usar camisinha. Os homens que não têm esse costume de cuidar da saúde passem a se preocuparem porque vocês também têm glândulas mamárias e correm o risco de ter o câncer de mama, sem falar do câncer de próstata”, aconselhou Laura.

Ainda na apresentação, Laura alertou aos presentes sobre os abusos sexuais que devem ser denunciados, mesmo os mais velados. “Ninguém pode ser obrigado a ter relações sexuais, nem mesmo os casados. Isso é crime e deve ser denunciado para a polícia ou para o Disque 100 ou no CREAS. Se vocês suspeitarem de alguém próximo esteja sendo violado, denunciem, não tenham medo, é sigiloso e estará salvando a vida e o direito de um ser humano”, completou.

A aluna de alongamento do CRAS CEU, Erotides Alves, de 71 anos, achou a palestra muito interessante. “Eu sou uma senhora muito aberta a todos os assuntos e este me interessa bastante. O sexo hoje em dia está muito banalizado e os jovens não aproveitam esse momento tão gostoso e especial”, disse Erotides. Já o adolescente, Alan Gama, de 15 anos, aprendeu sobre as diversas doenças. “Eu não sabia que tinham tantas doenças sexualmente transmissíveis. Agora terei um cuidado redobrado”, afirmou.