Alunos comemoram Dia da Dança com apresentações na EM Barra de Zacarias

0
642

Cerca de 200 crianças da Escola Municipal Barra de Zacarias, em Maricá, tiveram um dia cheio de atividades para comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. Oficinas e apresentações preencheram a programação com os mais variados tipos de danças como: flamenca, “street dance” ou dança de rua, capoeira, dança do ventre e ballet. Na parte da manhã, os alunos participaram de oficinas com professores da cidade. No período da tarde, foi a vez das apresentações, abertas aos pais, de profissionais da dança do ventre, capoeira e ballet.

Segundo o professor de Artes da Escola (dança e teatro), Alexandre Barcellar, o objetivo é dar oportunidade às crianças de conhecer os vários tipos de dança. “Queremos que nossos alunos consigam ver a dança além do que eles conhecem na escola, estabelecendo contato com outros professores e outros estilos vendo na prática como é o dia a dia de um bailarino”, afirma.

O grupo de dança formado por alunos da unidade e batizado de “Dançarias” vai se apresentar no 5º Festival de Dança Movimento Art Carioca – Edição 2016, que acontece em dia 30 de abril e 01 de maio, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O concurso envolve apresentações de todo país. Os alunos de Maricá vão concorrer na categoria infantil com a coreografia “Carcará” que retrata o sofrimento do povo nordestino em movimentos representados pelo pássaro Carcará, típico do sertão nordestino.

João Carlos César Barbosa, de 7 anos, aluno do segundo ano, relata o entusiasmo pela dança. “Acho muito legal. Eu gosto mais da parte que gente pode criar o nosso próprio estilo. Todas as danças são muito legais”, conta enquanto assistia a uma apresentação de “street dance”.

Diretora adjunta da escola, Thamara Machado Siqueira, fala da importância do contato dos alunos com atividades artísticas como estímulo. “Este é primeiro ano que a gente celebra essa data e é importante para a escola que já desenvolve este projeto para valorizar, estimular nossos alunos, despertar o prazer, a diversão e o aprendizado de novos ritmos. É uma oportunidade das crianças interagirem com outros professores e outras experiências”, garante.

A diretora destaca ainda a valorização das especificidades de cada criança. “Nós, como escola integral, queremos valorizar a peculiaridade de cada criança. A dança mostrou para gente que os alunos com alguma dificuldade de socialização reagiram melhor após iniciar essa atividade da dança. Temos casos de alunos que antes de participar do nosso projeto tinham dificuldades até para falar. E hoje, estão bem mais desenvoltos, mais comunicativos e até se apresentando em público. Isso é muito gratificante”, conclui. 

29 de abril: Dia Internacional da Dança

A data para comemorar o Dia Internacional da Dança foi criada em 1982 pelo CID – Comitê Internacional da Dança da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Neste dia também se comemora o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre, nascido em 1727, reconhecido como um dos grandes nomes mundiais da dança.

No Brasil, a data também está associada ao aniversário de uma personalidade da dança. Marika Gidali, bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium, em 1971, em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.