Escolas de tempo integral promovem trabalhos de campo

As quinze escolas que funcionam em tempo integral na rede pública municipal de Maricá estão desenvolvendo também atividades externas que aprimoram o conteúdo aplicado nas salas de aula. Um desses ‘trabalhos de campo’ foi realizado nesta sexta-feira (08/04) por alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da E.M. Barra de Zacarias, que caminharam pela parte inicial da região da Restinga guiados pelas professoras e coordenadoras de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação. Os meninos e meninas com idades entre 10 e 11 anos puderam ter uma visão mais ampla de questões como meio ambiente e geometria, aprendendo sobre formas e dimensões dos objetos e, ainda, recolhendo o lixo deixado por quem passa pela área.

O método parece estar dando bons resultados no que diz respeito, ao menos, na empolgação e no interesse dos alunos. “A gente aprende bem mais aqui, grava melhor a matéria que tem na sala”, garantiu Carlos Eduardo Oliveira Assis, de 11 anos, que estuda no 5º ano. Ao lado dele, Maria Fernanda Lopes também estava feliz com a oportunidade. “Aula ao ar livre é bem melhor, estou gostando muito”, afirmou ela, que tem 10 anos e é aluna do 4º ano.

A professora Fátima Mano conta que, para esses alunos, a restinga é o quintal da escola e faz parte do dia a dia deles. “É uma área que eles conhecem bem e tem uma forte identificação, pois muitos têm pais e avós nascidos e criados aqui também. É um ótimo lugar para eles vivenciarem o que se vê nas aulas”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora Renata Coube, esse é o propósito da educação integral, o de aplicar a grade fora da sala, indo para a rua. “A filosofia é mais ampla, além dos muros da escola. Eles passam um longo período no ambiente escolar e entendemos que parte desse tempo precisa ser aproveitado na prática, ligado à realidade física e não apenas teórica”, explicou ela, lembrando que nas outras unidades de tempo integral há também outros temas típicos abordados, como a questão da dengue, por exemplo.