SAREM comemora Dia Internacional da Síndrome de Down

0
501

O Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, comemorou, nesta terça-feira (29/03), o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é celebrada mundialmente no dia 21/03 em alusão à trissomia do cromossomo 21, isso porque as pessoas que possuem a Síndrome de Down carregam 3 cromossomos número 21.

A festa contou com uma convidada especial, a primeira repórter portadora da síndrome do país, Fernanda Honorato, que relatou sua história e esclareceu todas as dúvidas dos familiares dos acompanhados na instituição. Fernanda faz aulas de teatro e é atleta de natação da Sociedade de Síndrome de Down. Atualmente tem um quadro no Programa Especial da TV Brasil, onde entrevista artistas e anônimos que convivem com alguém ou tem alguma deficiência. Seus próximos trabalhos previstos para este ano serão a autobiografia publicada pela editora Alfabeto e o filme “Cromossomo 21” dirigido por Alex Duarte. “Minha mãe sempre me incentivou a fazer muitas atividades. Foi o amor e o estímulo dos meus familiares que me ajudou a ser o que sou hoje”, relatou Fernanda, sempre alegre e receptiva com todos os presentes.

A coordenadora do Sarem, Sheyla Azevedo, e sua equipe organizaram esta festa para os familiares dos acompanhados da instituição e toda a rede socioassistencial do município, com o intuito de iniciar um movimento de inclusão de pessoas com deficiência no convívio social. “O Sarem está com uma proposta de divulgar não só as necessidades que as pessoas com deficiência possuem, mas também todas as potencialidades que podem ser estimuladas e apresentadas. Por isso, convidamos Fernanda para nossa comemoração. Ela simboliza toda a potencialidade e sonhos futuros para os pais que têm filhos com qualquer deficiência”, explicou Sheyla.

O militar da reserva, Carlos Ronaldo Santos, foi um dos convidados que se emocionou e que quis saber um pouco mais de Fernanda, pois sua filha de 12 anos também é portadora da síndrome. “Fernanda, fico imensamente feliz em saber, através da sua história, que existe um futuro maravilhoso para minha filha”, afirmou ele, que é pai de Beatriz, acompanhada há três anos no Sarem.

Rosimeri de Jesus, mãe de Gabriel, 6 anos, portador da Síndrome de Down, quis saber como Fernanda lida com o preconceito no dia a dia. “No início ficava triste. Mas minha família me ajudou a não ficar pensando nestes momentos tristes e a levar a vida sempre alegre junto com pessoas do bem”, respondeu Fernanda. A comemoração terminou com muita música, dança e fotos com a convidada. 

Sobre o SAREM

O Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) atende crianças, adolescentes e jovens com diversos tipos de deficiência física. Atualmente são 28 atendidos com a síndrome que contam com os tratamentos de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, assistência social, terapia ocupacional e com a equipe de orientação familiar.