Prefeitura participa com várias secretarias da Ação Global

Órgãos da Prefeitura de Maricá marcaram presença durante a Ação Global organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que ocorreu no último sábado (19/03) no CIEP Maria do Amparo Rangel, no Centro. As secretarias municipais de Trabalho, Economia Solidária, Cultura, Assuntos Religiosos, Saúde, Proteção Animal e de Direitos Humanos e Participação Popular, além do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Defesa Civil municipal, tinham tendas montadas no evento ao lado de outras instituições estaduais e ONGs. Cerca de 28 mil pessoas circularam pelo espaço e foram realizados mais de 70 mil atendimentos.

Entre os serviços municipais mais procurados estava o recém-criado Renda Mínima Gestante, cujo objetivo é o de incentivar a realização do pré-natal das gestantes em vulnerabilidade social residentes na cidade e garantir os cuidados médicos dos recém-nascidos. A atendente de supermercado Sany da Rocha Botelho, de 22 anos e grávida de 8 meses, procurou a tenda da Secretaria de Economia Solidária para fazer sua inscrição no programa. “Vai ajudar bastante na hora de comprar remédios, fraldas, vai ser bom mesmo”, avaliou ela, que estava acompanhada dos outros dois filhos de 6 e 3 anos. A ação consiste em beneficiar as futuras mães e parturientes com 85 mumbucas mensalmente, durante um ano (7 meses da gestação e 5 meses pós-parto).

Outra grande procura foi pela retirada de documentos de identidade, assim como orientação jurídica, serviços de saúde, defesa do consumidor e recreação. Mas a surpresa ficou por conta da espera pelo casamento civil. Teve gente vindo de longe para formalizar a união quando soube que haveria a oportunidade em Maricá, como dois casais que vieram da Baixada Fluminense ainda na madrugada. “Quando chegamos havia seis casais na fila. Nossas noivas viram na internet que ia ter esse evento e resolvemos vir”, contou o vigilante Alexandre Lima Rueda, de 45 anos. Ele e a agora esposa Tânia Cristina Dos Santos Ramos Rueda, de 44 – juntos há 27 anos e com três filhos –, moram no bairro Parque Lafayete, em Duque de Caxias, e estavam acompanhados de Gisele Cristina dos Santos Ramos, de 25 anos (sobrinha de Tânia), e Henrique Silva do Couto, de 30, que moram no bairro Venda Velha, em São João de Meriti. “Vamos aproveitar para conhecer a cidade e comemorar aqui”, disse Henrique. Mas teve gente de Maricá também se casando, como o pedreiro Fernando Felipe Alves e Ana Maria da Silva Cruz, ambos de 36 anos e moradores da Barra. Após 14 anos de união, o casal não escondia a alegria por ter agora tudo no papel. “Realizei um sonho de criança”, celebrou Ana Maria.

Para o coordenador geral da Ação Global, Astral Brandão, o empenho da prefeitura foi importante para o sucesso do evento. “A parceria que tivemos com o governo municipal foi a melhor possível. As secretarias que participaram mandaram o bom contingente desde a sexta-feira para a montagem, que fizeram em tempo recorde”, elogiou o integrante do SESI. O dia terminou com uma apresentação da escola de samba União de Maricá. A Ação Global é uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal Adjunta do Trabalho, com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Rede Globo de Televisão e jornal O Globo.