Maricá Mais Verde faz doação de mudas no Centro

No Dia Mundial das Florestas e Municipal da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente realizou na manhã desta segunda-feira (21/03) a distribuição na Praça Orlando de Barros Pimentel, de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. A distribuição marca os dois anos de existência do programa “Maricá Mais Verde”. Para o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Di César, a iniciativa é importante para criar um vínculo da população com o meio ambiente. Segundo a pasta, no município já foram plantadas mais de nove mil mudas doadas pelo Maricá Mais Verde. Quem as recebe assina um termo de responsabilidade se comprometendo a realizar o plantio e cuidar da muda.

Geralmente o projeto é realizado às quintas-feiras, mas por conta do ponto facultativo desta semana o evento foi antecipado. Ainda segundo o secretário, embora a cidade tenha mais de 50% de cobertura vegetal, não deve descuidar em relação aos cuidados ambientais. “Temos o desafio de orientar principalmente os moradores das áreas urbanas em relação ao desmatamento”, afirmou.

Guilherme Di César aproveitou para acrescentar que com a instalação de um horto, a cidade irá produzir suas próprias mudas, que serão mais resistentes por serem adaptadas ao ecossistema local. Foram distribuídas cerca de cem mudas de diferentes espécies, sendo 95 doadas. Entre as espécies estavam o Ipê Amarelo (Tabebuia serratifolia), Palmeira Juçara (Euterpe edulis) e Palmeira Imperial (Roystonea oleracea).

Quem levou para casa duas mudas foi a professora Carolina Mourão, 26 anos. Moradora do centro da cidade, não é a primeira vez que ela participa do Maricá mais Verde. “Estou levando uma Palmeira Imperial e vou plantá-la no sítio em Pindobas. Acho importante a iniciativa do governo no replantio”, ressaltou. "Desmatar é fácil, mas nem todos pensam em plantar, por isso a importância do projeto”, finalizou.