CREAS promove palestra sobre convivência familiar

0
458

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Maricá promoveu, na última quarta-feira (16/03), uma palestra sobre convivência familiar para todos os atendidos no equipamento. Ministrada pela assistente social Luana Gusmão e pela psicóloga Juliana Silva, foi apresentado para os convidados a importância do fortalecimento de vínculos na família para uma sociedade mais unida e respeitosa.

Segundo as técnicas do CREAS, o contato social primário, que é a proximidade física e afetiva entre os membros familiares, está se esmorecendo e as pessoas estão priorizando o secundário, que são as relações com pessoas menos íntimas como, entre colegas de trabalho, em redes sociais, entre outros. “É primordial que uma família promova momentos de união seja com um jantar com todos em uma mesa, um passeio, reuniões, enfim que haja uma comunicação e que fortaleça entes vínculos”, aconselhou Luana.

A psicóloga Juliana explicou que os conflitos familiares, na maioria das vezes, são os principais motivadores dos direitos violados atendidos no CREAS. “Atendemos muita violência doméstica, abandono de crianças e idosos e até estupros em consequência de uma crise familiar. Precisamos ser mais cuidadoso com as palavras, tolerar os defeitos do próximo, pois todos nós temos defeitos”, ressaltou Juliana. “Comecem a ensinar a boa relação para seus filhos dando limites. Incentive-os conviver com todos da família e assim respeitar as diferenças entre quem ele é e quem são os outros. Assim, a situação social que a vida em família proporciona é um ótimo treino para se experimentar vários princípios da convivência em sociedade”, orientou a psicóloga.