Formandos dos cursos oferecidos pela Prefeitura recebem certificados

Depois de três meses de aulas, alunos dos cursos de Auxiliar de Operações Logísticas, Auxiliar Administrativo e Montador de Painéis Elétricos do polo de Itaipuaçu (Avenida Carlos Marighella, 160, próximo ao Recanto) receberam os certificados de conclusão da qualificação profissional oferecida pela Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pela Prefeitura.

Foram seis turmas, duas em cada disciplina, totalizando 110 alunos. A entrega dos certificados contou com a presença do secretário municipal adjunto do Trabalho, Marcelo Carvalho e de outros representantes do governo, além da professora dos cursos de Auxiliar de Operações Logísticas e Auxiliar Administrativo, Suzana Gomes.

Manoel Matos, 63 anos, recebeu o certificado de montador de painéis elétricos. Segundo ele, o curso foi fundamental para o desenvolvimento profissional. “Já tinha algum conhecimento, mas como curioso. Agora sei realmente como trabalhar na área, graças ao curso”, comentou. A experiência rendeu bons frutos. Manoel e outros alunos se uniram e montaram uma empresa para trabalhar no setor e já estão ganhando dinheiro.

Luiza Almeida, 22 anos, aluna do curso de Auxiliar de Operações Logísticas se surpreendeu com a qualidade do ensino. “Aprendi bastante com as aulas, deram uma ideia muito boa da área”, afirmou. O próximo passo agora será buscar uma colocação no mercado de trabalho. “Achei fundamental a iniciativa da prefeitura em oferecer os cursos, isso dá oportunidades a todos para buscar qualificação”, finalizou.

Desde o inicio do programa, em outubro de 2014, foram formados 800 alunos e seus nomes foram cadastrados no programa de empregabilidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine). O secretário falou ainda da importância de buscar qualificação e da divulgação dos cursos entre os amigos e familiares. “São R$ 5 milhões investidos e estamos no caminho certo. Nossa meta é capacitar 2 mil alunos, mas para isso precisamos da ajuda de todos na divulgação dos cursos”, ressaltou.

Ainda de acordo com Marcelo novos cursos estão sendo contratados em diferentes áreas. “Vamos oferecer mais 15 novos. É uma boa oportunidade para qualificação em cursos do Senai, que são reconhecidos internacionalmente”, finalizou.

Durante a entrega dos certificados os estudantes fizeram questão de esperar a professora Suzana Gomes que, depois de um dia dando aula em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, veio a Maricá para participar da cerimônia. Foi muito aplaudida e recebeu várias declarações de carinho. “Vocês são maravilhosos, não poderia perder este momento. Fiquei surpresa com os trabalhos de final de curso apresentados aqui. Todos estão de parabéns”, afirmou.

Quem quiser aproveitar essa possibilidade tem até esta sexta-feira (11/03) para fazer as inscrições nos cursos de Operador de Computador e de Construtor de Obras e Edificações. As aulas serão ministradas no turno da tarde (das 13h às 17h) nos pólos de ensino do Flamengo e Itaipuaçu, respectivamente, e oferecem um total de 42 vagas.