Prevenção ao aedes aegypti se aprende na escola

Duas ações em escolas mostram que a prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e de chikungunya se aprende na escola. Na unidade municipalizada Retiro, em Ponta Grossa, está sendo promovida, durante toda a semana, a campanha “Xô Mosquito” em parceria com as secretarias municipais adjuntas de Educação, Saúde e Assistência Social (através do CRAS São José), devido ao aumento dos casos de dengue na comunidade. O projeto visa conscientizar a comunidade escolar através de palestras, vídeos e leituras sobre o mosquito Aedes Aegypti que transmite as três doenças e como prevenir a proliferação na região.

Segundo a orientadora pedagógica, Daiana Pilar, a campanha também será propagada na comunidade em torno da escola. “Após estas orientações que estamos passando para todas as turmas, vamos distribuir na comunidade, através dos próprios alunos, diversos panfletos e guias para que todos tenham o conhecimento que permita  identificar os focos do aedes, ter cuidado com o armazenamento do lixo e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito”, avaliou Daiana.

Nas palestras, ministradas pelo coordenador da Saúde Gilson de Andrade, o tema foi retratado com descontração, por meio de um pequeno filme e com um mosquito artesanal feito com materiais recicláveis. As crianças interagiram com dúvidas e relatando casos da doença na família. “Espero que todos vocês, quando saírem daqui, alertem os seus familiares e amiguinhos o quanto é perigoso para a nossa saúde não combater esses mosquitos em suas casas. Lembrem a eles que devem cobrir caixa d’ água, tirar as plantas de cima dos pratinhos, virar garrafas pets e suas tampinhas ou qualquer pote que pode armazenar água. Estas atitudes são importantes para todos nós”, avisou Gilson, mostrando outras diversas maneiras de se combater a proliferação do mosquito.

Além das palestras educativas para os alunos e todos os profissionais da unidade de ensino, a Escola Municipalizada Retiro realizará uma culminância do projeto, dia 18/03, com exposições de trabalhos e apresentações dos alunos. Essa atividade também foi realizada na última terça-feira (08/03), na Escola Municipal Levi Ribeiro, em São José do Imbassaí. “É muito importante que os nossos alunos tenham a consciência de que a prevenção começa em casa e que a comunidade esteja engajada nesse projeto. Agradeço as secretarias que estão envolvidas diretamente e que estão nos ajudando neste desafio, afirmou o secretário municipal adjunto de Educação, Daniel Neto.