Circuito Ecológico: travessia Farol/Praia da Sacristia em Ponta Negra acontece neste sábado

0
1459

O Farol de Ponta Negra, um dos cartões postais da cidade, é a trilha escolhida pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo para este sábado (12/03). O projeto Circuito Ecológico de Maricá levará os visitantes para um passeio gratuito do farol até a Praia da Sacristia, local cercado de pedras negras entre Ponta Negra e Jaconé, ideal para prática de mergulho e rica em vida marinha. A caminhada é considerada leve com duas horas de duração. As inscrições são gratuitas e acontecem somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (11/03), das 8h às 17h.

As vagas são limitadas e para participar é necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço – o circuito não é recomendado para cardíacos. O ponto de encontro é a Praça de Ponta Negra, às 8h. A orientação da secretaria é que os visitantes usem roupas leves e trajes de banho, chapéu, tênis com travas, além de levar água (2 litros, no mínimo) e lanches. No final do passeio, acontece um almoço de confraternização. “É opcional e custa em torno de R$ 15”, informa Márcia Freitas, coordenadora e guia turística que acompanhará o grupo. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria promove passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).