Prefeitura reabre o canal da Barra de Maricá

As equipes da Secretaria Municipal Adjunta de Obras reabriram na manhã desta terça-feira (08/03) o canal da Barra de Maricá, depois de ter sido fechado no sábado (05/03) pela própria natureza. A medida é necessária para o escoamento e renovação das águas da lagoa que teve o nível aumentado por conta das chuvas do dia 29/02. “Mais uma vez as águas escoam e continuamos a nossa luta”, declarou o prefeito Washington Quaquá que, a exemplo da primeira abertura, também acompanhou o trabalho desta terça-feira. “Mais água escoando e mais vida entrando nas lagoas”, completou.

No sábado, a passagem ficou aberta por 12 horas e nesse período o canal drenou 7 cm de todo complexo lagunar. A Prefeitura informa que continuará mantendo a passagem aberta até que o nível da lagoa retorne à normalidade. Por conta do forte temporal na semana passada, 12 rios da cidade transbordaram e nível da lagoa chegou a 75 cm, limite máximo, e a abertura entre a lagoa e o mar foi a medida emergencial adotada pelo município para escoar a água da cidade. Os técnicos do Inea, órgão estadual responsável pela abertura, só apareceram na cidade alagada quando o prefeito já havia decidido, unilateralmente, abrir o canal da Barra e desobstruir todos os outros pontos de estrangulamento. E o município, assim mesmo, não recebeu o documento oficial, tendo obtido uma cópia quase 24 horas depois – e por muita insistência. “Em janeiro mandei abrir a barra. Depois, um fiscal do Inea veio aqui e, por boicote político, mandaram fechar. Era para este canal estar aberto no dia da tragédia e o impacto ter sido menor”, reforça o prefeito.