Maricá recebeu etapa do Estadual de Mountain Bike

A Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, recebeu, neste domingo (06/03) uma etapa do campeonato estadual de mountain bike, na categoria maratona. A competição reuniu cerca de 300 participantes entre atletas, amadores, cicloturistas e até crianças, como os alunos da E.M Jacinto Luiz Caetano, no bairro do Caju. Equipes de diversas cidades do estado, além de representantes de São Paulo e Minas Gerais participaram do encontro em Maricá. A prova foi dividida em 16 categorias para o profissional e cinco amadoras e teve como premiação, além de medalhas e kit para todos os que completaram o percurso de 45 km na categoria Pró e 25 km na categoria Light, troféu para os cinco primeiros e um total de R$ 2 mil em prêmios.

Esta foi a segunda de vinte etapas do ranking Estadual de MTB Maratona. A primeira aconteceu em Barra Mansa, no domingo (28/02). A competição deste domingo teve o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias adjuntas de Turismo, Esporte, Transportes e Meio Ambiente. O evento, além de estimular o uso da bicicleta teve também função social. Os organizadores promoveram campanha para arrecadar alimentos não perecíveis para os atingidos pelas fortes chuvas que caíram na cidade.

Os alimentos arrecadados foram encaminhados para a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. O secretário municipal adjunto de Esportes, Leonardo Souza, ficou satisfeito com o evento. Segundo ele foi uma demonstração de organização e de estímulo ao esporte. “O que vimos aqui foi uma boa demonstração de que apesar da competição a amizade e o companheirismo devem está sempre na frente”, disse. Para o organizador e presidente da Brabus Race, Luiz Cláudio Ferreira, o apoio da prefeitura foi fundamental para o sucesso da competição. “Não teríamos como realizar um evento desta dimensão se não tivéssemos essa ajuda para a realização da etapa”, comentou.

O percurso para as categorias Pró e Light passou por alguns bairros da cidade e fazendas. As paisagens da cidade foram destaque durante a prova. Com a preocupação ambiental, a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente distribuiu na praça mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), Claudio Santos, também elogiou a organização e anunciou as próximas etapas em Maricá, nos dias 22/05, na Fazenda Itaocaia e dia 29/05, no mesmo local.

Veja a classificação Geral:

Masculina

1º colocado – Glauber da Cunha/Equipe Bikana (Paracambi-RJ)

2º colocado – Claudio Roberto Alves de Souza/Equipe Durão Bike/Amazonas Bike (Duque de Caxias-RJ)

3º colocado – Leandro de Campos Dominick/Equipe Elite Bike Shop Campos/Personal Academia Itaperuna (Itaperuna-RJ)

4º colocado – Willian Antonio da Silva/Vallibrothers Santos Dumont (Minas Gerais)

5º colocado – Vagner Ferreira da Silva Barreto/Equipe Buzios MTB (CABO FRIO-RJ)

Feminino

1ª colocada – Thaís de Souza Félix/Equipe Bike Work team (São Gonçalo/RJ)

2ª colocada – Fernanda Prado Roque Ferreira/equipe Brabus Race MTB (Maricá-RJ)

3ª colocada – Kênia Mara de Oliveira/Equipe Brabus Race MTB (PARATY-RJ)

4ª colocada – Iara Carvalho da Cruz/Equipe ACICAF (Cabo Frio-RJ)