Prefeito amplia medidas para impedir novos alagamentos no Residencial Carlos Marighella

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou nesta quarta-feira (02/03) novas medidas para evitar que chuvas fortes voltem a  alagar a região onde está situado o condomínio Carlos Marighella, em Itaipuaçu, um dos locais mais afetados pela inundação. "Vamos dragar os canais próximos ao condomínio com ou sem autorização do Inea", anunciou o prefeito, reiterando que a situação poderia ter sido evitada se o órgão não tivesse proibido expressamente a Prefeitura de realizar qualquer intervenção nos diversos rios e canais que corta o município. Equipes da Secretaria Municipal Adjunta de Obras já estavam sendo deslocadas para a área e a previsão é de início imediato dos trabalhos. Além disso, o terreno nos fundos do condomínio já foi desapropriado pelo município e estudos serão feitos para a construção de dois piscinões que receberão e concentrarão a água que vem do condomínio. Outra medida adotada será a compra do kit com geladeira, fogão, colchões para reequipar as casas, kits esses que serão doados pela Prefeitura.

"Estou concentrado no trabalho intensivo para a abertura do canal da Barra", acrescentou o prefeito, referindo-se à decisão unilateral da Prefeitura de abrir uma passagem na praia para o escoamento. Indignado com os prejuízos sofridos pela cidade, Washington Quaquá não poupou críticas ao Inea e ao governo do estado. "Infelizmente, há um mês, já prevendo as chuvas de fevereiro e março, iniciamos a abertura do canal, mas não só fomos obrigados a parar pelos imbecis do Inea, como tivemos de fechar novamente o que já tinha sido aberto", denunciou. "Hoje não estaríamos com as casas cheias porque o canal estaria aberto e drenando as águas das lagoas desde o início das chuvas. Vieram aqui proibir que fizéssemos a Barra e limpássemos os canais, agora na tragédia o Inea não trouxe uma máquina, um caminhão, nem um velocípede para ajudar o trabalho que era para ser feito por eles! Vieram só fazer politicagem",  completou o prefeito.

Além da abertura do canal da Barra e da dragagem nas proximidades do residencial Carlos Marighella, outra ação da Prefeitura trouxe algum alívio na situação de Itaipuaçu. O canal do Recanto, na extremidade do bairro, foi aberto pela Secretaria Municipal Adjunta de Obras e está ajudando a drenar a região. O prefeito também comentou a participação da Marinha do Brasil nos trabalhos que estão sendo realizados na cidade – um efetivo de 50 homens com barcos está na região de Itaipuaçu. De acordo com ele, a Prefeitura tem trabalhado de forma incansável e a participação da Marinha possibilita maior agilidade no resgate e apoio as famílias que estão passando por dificuldades. “Fizemos a solicitação e fomos prontamente atendidos. O apoio da Marinha vai agilizar ainda mais o trabalho”, ressaltou.