Cursos do Programa de Qualificação Profissional têm 152 novas vagas

0
1222
Inscrições no polo Itaipuaçu - Foto: Divulgação

Estão abertas inscrições para três novos cursos do Programa de Qualificação Profissional, uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego de Maricá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contratado pela Prefeitura. Os cursos são de Construtor de Obras e Edificações, Operador de Computador e Montador de Estrutura Metálica, num total de 152 vagas. As aulas começam em março e as inscrições podem ser feitas nos três polos de aprendizagem que ficam no Flamengo, Itaipuaçu e Inoã.

O Curso de Construtor de Edificações tem carga horária de 848 horas (13h às 17h e das 18h às 22h) e pretende dar formação inicial para a execução de subsistemas em edificações. Quem quiser uma das 60 vagas disponíveis até 13 de março deve ter idade mínima de 16 anos e o 7º ano do Ensino Fundamental. As aulas serão no polo de Itaipuaçu (Av. Carlos Marighella, 160, Lote 01, Quadra 14). Também no dia 13/03 terminam as inscrições para o curso de Operador de Computador, com carga de 160 horas (de segunda a sexta, de 8h às 12h), com 22 vagas. Neste curso, o aluno vai aprender a prestar serviços de apoio e suporte às atividades administrativas, cumprindo as rotinas e processos estabelecidos para a realização das atividades de escritórios. Os interessados devem ter o 6º ano do Ensino Fundamental e 16 anos completos.

Já o curso de Montador de Estrutura Metálica tem um total de 70 vagas (35 para a tarde, das 13h às 17h, e outras 35 das 18h à 22h) visa capacitar os profissionais para a montagem de peças e estruturas metálicas para obras diversas, dentro dos padrões de segurança e qualidade exigidos. Para este, o aluno deverá ter 18 anos completos e o 8º ano do Ensino Fundamental. Assim como o de Operador, este curso será ministrado no polo do Flamengo (Av. Roberto Silveira, lote 15, Quadra C).

Para todos os cursos, a documentação necessária para a inscrição é a seguinte: cópia e original da identidade; CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4. Em caso de menor de idade, é necessária apresentação de autorização dos pais ou responsáveis.