Assistência Social promove palestra sobre nutrição para a terceira idade

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, promoveu, na sexta-feira (19/02), uma palestra sobre nutrição para a Terceira Idade no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. A nutricionista Bruna de Almeida Matta, que trabalha no programa do Homem e na Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Atenção Básica, organizou uma roda de conversa com o grupo de idosos atendidos no CRAS CEU, para que todas as dúvidas e informações sobre a temática fossem trocadas uns com os outros.

Bruna Matta explicou os males de uma má alimentação e demonstrou diversas maneiras de como ser mais saudável através de uma pirâmide alimentar. “Não precisa deixar de comer para ser saudável, apenas temos que tomar cuidado com os excessos. É obvio que há alimentos extremamente perigosos como os temperos (já prontos) em pó ou tabletes por ter um alto teor de sódio entre outras substâncias industrializadas que, usadas por muito tempo, tornam-se cancerígenas”, alertou. “A base da pirâmide é a água. O corpo depois do passar do tempo fica mais ressecado e é extremamente importante se hidratar com no mínimo oito copos de água por dia. Depois vem os pães e grãos, mais a cima são os vegetais e frutas, leite, iogurtes e queijos, carnes, aves e peixes. O uso moderado da gordura não hidrogenada faz bem ao nosso corpo e por fim as vitaminas como D, B6 C e zinco, entre outras”, afirmou Bruna.

A palestrante deu algumas dicas de receitas gostosas com alimentos saudáveis para que se tenha uma qualidade melhor de vida, sempre alertando sobre a importância do exercício físico. Dona Ana Maria Silva, de 63 anos, faz aulas de alongamento no CRAS e interagiu bastante. “Adorei esta palestra. Eu já cuido da minha alimentação e faço exercícios há muito tempo. Mas a Bruna me deu dicas boas que vou colocar em prática já”, contou Dona Ana. Para Edinéia Silva, de 68 anos, as informações mudarão seus hábitos alimentares. “Vou parar de comer frituras e diminuir os doces. Vou passar comer coisas saudáveis como ela falou hoje (sexta-feira)”, finalizou.