Prêmio Inovar de artigos acadêmicos é entregue em sessão solene da Câmara Municipal

Os cinco vencedores do primeiro concurso de artigos acadêmicos do Prêmio Inovar, oferecido pela Prefeitura de Maricá, receberam seus prêmios durante uma sessão solene da Câmara Municipal nesta terça-feira (16/02). Cada um ganhou um troféu e um certificado de colocação, além de um cheque com valor do prêmio. A vencedora foi a estudante de Enfermagem Juliana Franco Póvoa, de 21 anos, que ganhou R$ 5 mil pelo trabalho “Violência Obstétrica: o Papel da Enfermagem no fim desta Prática e a Instituição do Parto Humanizado”.

Em segundo lugar ficou Fabio de Aguiar Pacheco, de 27 anos, com o projeto “Rede Integrada de Atenção ao Egresso Prisional”, premiado com R$ 4 mil. Nas outras colocações ficaram Rodrigo Pinheiro Tóffano Pereira, doutorando em Edificações (terceiro lugar com “Gestão de Bens Culturais em Maricá-RJ: O Caso da Casa de Cultura”, prêmio de R$ 3 mil), Ana Carolina Marques Machado, 22 anos (quarto com “Plano Cicloviário – Centro de Maricá”, R$ 2 mil) e Fernanda Cassiano de Oliveira, 25 anos (quinto com “A Importância da Sala de Curativos Aliada com a CCIH e a Comissão de Curativos da Unidade Hospitalar”, R$ 1 mil).

Todos eles falaram sobre a motivação para desenvolver seus trabalhos e agradeceram aos familiares e amigos, alguns presentes à cerimônia. “Sou uma aficcionada pela área da Saúde e acredito que o parto humanizado é sempre melhor para a mãe e para o bebê. Creio que Maricá tenha condições de abraçar esta causa e dar esse exemplo para o país, como tantos outros que já deu”, avaliou Juliana, que agradeceu ao apoio dos pais e à organização do concurso pela oportunidade.

Na mesa diretora da solenidade estavam os secretários executivos Carlos Manoel (Chefia de Gabinete) e Alexandre Rodrigues (Políticas Sociais), ambos titulares das pastas responsáveis pela organização do concurso. O objetivo do prêmio, lançado em julho do ano passado, é estimular a produção científica no sentido de elaborar novas políticas públicas para Maricá.

Nesta primeira edição, o concurso reuniu 22 monografias nas cinco áreas temáticas (Desenvolvimento Econômico e Social, Urbanismo e Meio Ambiente, Direito e Gestão Pública, e Saúde e Biomedicina). De acordo com a coordenadora Pâmela Valdez, a próxima edição já está sendo preparada e terá inscrições abertas em breve. “Vamos ter novidades como um número maior de áreas temáticas, mais prazo para elaboração e inscrição dos trabalhos. A forma de avaliação também vai mudar. O novo edital virá com o valor da pontuação máxima de cada item a ser avaliado pela comissão julgadora”, afirmou Pâmela, acrescentando que a prioridade é sempre a transparência do processo, que foi importante para os concorrentes.