GRES União de Maricá garante quarto lugar em desfile no Rio

Fundada em maio do ano passado, a GRES União de Maricá conseguiu já no Carnaval deste ano a quarta colocação no Grupo C. O desfile aconteceu na Avenida Intendente Magalhães, em Campinho, na segunda-feira (08/02) e a escola foi a última a entrar na avenida, às 4h. O resultado não surpreendeu o prefeito Washington Quaquá, que apoia o projeto da escola sobretudo pelo potencial de inclusão social que o trabalho representa na cidade. “A União de Maricá se transformará em uma escola modelo, será não só uma escola de samba, o que por si só já seria uma grande contribuição à cultura popular, mas será também uma base profissionalizante de música, de solda, de figurino, de cenografia, de corte e costura, de desenho, de escultura, de iluminação, etc", afirma. "Vai ser de fato um centro de cultura popular e do samba”, completou.

O resultado da estreante é expressivo quando se observam que foram 13 agremiações desfilando na Intendente Magalhães. Dentre elas apenas uma, a Vizinha Faladeira, subiu para o grupo B. “Parabéns pelo excelente quarto lugar, para quem a menos de um ano atrás nem existia. O Carnaval de 2017 e a busca agora sim pelo título começa amanhã”, finalizou o prefeito.

Para o presidente da GRES União de Maricá, Mauro Ramos, a agremiação fez todo o dever de casa e cumpriu todas as obrigatoriedades para uma boa pontuação sobretudo nos setores chamados "de chão", ou seja com a comunidade da cidade. “Tivemos nota máxima em bateria, harmonia e samba enredo. Isso mostra que apesar do pouco tempo o trabalho foi intenso para fazer bonito”, comentou. Por ter sido fundada em maio, a União de Maricá teve pouco tempo para se organizar. Segundo Mauro Ramos, enquanto as escolas já estavam com praticamente tudo definido para o desfile, a agremiação maricaense ainda estava escolhendo o samba enredo. “Para piorar o carnaval foi no início de fevereiro”, ressaltou.

Para o secretário municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia, Romário Galvão, a participação e a boa colocação da cidade no carnaval do Rio é muito importante para que o município amplie cada vez mais sua representação em toda a diversidade da cultura brasileira. “Com o samba não podia ser diferente. A União de Maricá é uma escola nova e conseguiu um resultado importante com pouquíssimo tempo de preparação. Isso mostra o amor dos nossos munícipes pelo samba e a capacidade de enfrentar desafios”, afirmou.