Cineclube Henfil leva “Tempos Modernos” ao Condomínio Carlos Marighella

0
250
Passado o carnaval, Cineclube Henfil volta à programação normal. O projeto, realizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia apresenta nesta sexta-feira (12/02), a partir das 20h, aos moradores do Residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu, o filme “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin. A exibição, com entrada franca, faz parte do festival de curtas e longas metragens tendo como homenageado um dos nomes mais importantes do cinema mundial. As exibições acontecem todas as sextas e vão até o dia 10 de março.

O longa apresenta um período conturbado dos Estados Unidos, a chamada Grande Depressão, quando o colapso na Bolsa de Valores levou à bancarrota 130 mil estabelecimentos e dez mil bancos. Em 1933 o país contava com 17 milhões de desempregados. Em “Tempos Modernos” Chaplin satiriza a exploração humana pela industrialização como pano de fundo da crise. Operário de uma fábrica, sofre um colapso nervoso pela pressão da produção e é levado para um hospício. Quando retorna à “vida normal” encontra a fábrica já fechada.
Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver (roubar um pão para comer). Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge. O personagem Carlitos (Chaplin), acaba se envolvendo em uma confusão: é tomado como o líder comunista por trás de uma greve e acaba preso. Na cadeia, conhece a jovem que fugiu da adoção. Os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. Ele consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários também entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.
A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçon. Também não dá certo, então os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras emocionantes e divertidas.