Carnaval 2016: Plantão Social realizou mais de 2.500 atendimentos

0
688

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, através da Subsecretaria de Atendimento à Criança e ao Adolescente, promoveu, no Carnaval, o Plantão Social de combate à violência contra crianças e adolescentes, em parceria com o Conselho Tutelar de Maricá. Foram feitos mais de 2.500 atendimentos entre crianças e adolescentes na tenda instalada ao lado da Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro. Também foram distribuídas pulseiras de identificação (com dados da criança e do responsável) para crianças de até 12 anos e kits educativos da campanha “Proteja”, do governo federal, para conscientizar a população sobre a necessidade de estar alerta para o problema, assim como prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes.

Segundo a subsecretária de Atendimento à Criança e ao Adolescente, Sylvia Cantuaria, o Plantão Social foi bem aceito pela população. “Todos que passavam pelo estande elogiavam a iniciativa e a organização do projeto. Os profissionais que trabalharam na tenda também informaram aos foliões sobre os serviços oferecidos pela secretaria e acompanharam o Conselho Tutelar em algumas demandas específicas”, declarou Sylvia. A equipe da Saúde, que estava instalada na Casa Digital com medicamentos e insumos para os atendimentos no local, encaminhou algumas demandas de adolescentes alcoolizados para o Conselho Tutelar.

O secretário adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, confirma o sucesso do projeto e a realização do Plantão Social em todas as próximas datas comemorativas do município. “De acordo com a proposta da ação, o trabalho realizado foi plenamente concluído com sucesso sem nenhum incidente mais grave. Desejo este mesmo sucesso em todas as festividades do município, pois continuaremos com o Plantão Social para proteger os direitos violados de nossas crianças e adolescentes, principalmente nestes momentos de festas”, ressaltou Castor.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones do Conselho Tutelar (99195-5496 ou 2637-4193) ou pelo DISQUE 100 que é 24h, gratuito e o sigilo é garantido quando solicitado. As denúncias ainda podem ser encaminhadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) localizado na Rua O, lote 13, casa 10, Parque Eldorado, no Centro, ou pelo telefone 2637-3769.