Estudo confirma impacto econômico positivo do Carnaval

0
809

Em períodos de alta temporada ou feriados, a tradição dos últimos sete anos de a cidade promover shows gratuitos para a população e para os visitantes tem modificado o cenário de Maricá. Estima-se que no Carnaval, por exemplo, a população local passe dos aproximadamente 150 mil para quase 500 mil habitantes. Esse contingente, evidentemente, movimenta significativamente a economia da cidade, como acaba de comprovar um estudo realizado pela Secretaria Municipal Adjunta de Políticas Especiais. Os dados principais oriundos do trabalho indicam um aumento de estoques na ordem de 90% para uma expectativa de dobrar o faturamento nos quatro dias de folia.  

Intitulado “Estudo de Impacto Econômico Sobre o Comércio no Município de Maricá – Carnaval 2016”, o levantamento pesquisou, por amostragem, durante os últimos dez dias, nos quatro distritos, diferentes setores da economia local. Farmácias, supermercados, postos de gasolina e padarias estão entre os comércios selecionados por funcionarem durante o período de feriado. No setor de serviços, os táxis também fizeram parte da pesquisa, por funcionarem também durante o feriado. O objetivo foi o de medir o nível do investimento feito diante da expectativa de chegada de visitantes. Outro dado que reforça a importância da programação de shows e outras atrações está no impacto no mercado de trabalho: cerca de 60% dos comércios pesquisados reforçaram as equipes de funcionários para os próximos dias. No caso dos taxistas, um deles informou aos realizadores do estudo que seu faturamento chega a triplicar durante os dias de alta ocupação na cidade. 

“O estudo confirma uma tendência que já tínhamos observado no réveillon, que é a do grande potencial econômico do turismo em Maricá”, analisa o secretário municipal adjunto de Políticas Especiais, Amilcar Carvalho. “Esse incremento na economia da cidade mostra que o investimento em um Carnaval com grandes atrações sempre reverte positivamente para o cenário econômico da cidade, com retorno financeiro em todas as esferas”, completa.

O trabalho inclui, também, o levantamento do número de leitos disponíveis nas pousadas da cidade. Até a manhã desta quinta-feira (04/02) dos 457 leitos 99% já estavam ocupados. Da mesma forma como ocorreu no réveillon, a expectativa da secretaria é a de entrar no sábado de Carnaval novamente com os 100% de ocupação. Ainda de acordo com o estudo, entre essas reservas as reeferentes a visitantes estrangeiros cresceram 26%, segundo o setor receptivo de turismo, atraídos pela combinação dos 46 quilômetros de praias contínuas no município com uma programação de shows ao ar livre e gratuitos que reúne a nata do samba.