Assistência Social e Conselho Tutelar farão Plantão Social no Carnaval

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, através da Subsecretaria de Atendimento à Criança e ao Adolescente, montará, durante o Carnaval, o Plantão Social de combate à violência contra crianças e adolescentes em parceria com o Conselho Tutelar de Maricá. O objetivo é prevenir, resguardar os direitos violados das crianças e dos adolescentes e dar suporte as famílias em um período onde há uma alta demanda destes casos.

A base dos atendimentos presenciais será em uma tenda instalada ao lado da Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro, entre a sexta-feira (05/02) e terça-feira (09/02), das 17h às 03h. As denúncias também poderão ser feitas pelos telefones do Conselho Tutelar: 99195-5496 ou 2637-4193. Por meio do DISQUE 100 também é possível realizar denúncias gratuitamente e o sigilo é garantido quando solicitado.

O projeto contará com mais de 60 profissionais entre psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, entre outros; e 6 órgãos em vigília (Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Hospital Municipal Conde Modesto Leal, UPA, Bombeiros e o Ministério Público). As ações consistirão de distribuição de pulseira de identificação para crianças e adolescentes e de kits educativos da campanha do governo federal para conscientizar a população sobre a necessidade de estar alerta para o problema, assim como prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes. As famílias também poderão solicitar a atuação dos profissionais em caso de crianças perdidas ou encaminhar denúncias anônimas.

Segundo o secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, o plantão social também será implantado em outras datas comemorativas. “Esta ação foi pensada com o propósito de prevenir e proteger nossas crianças e adolescentes diretamente no ponto em que ocorrem mais casos de crianças perdidas, de adolescentes fazendo uso de bebidas alcoólicas e de violações de direitos neste período que é a praça onde acontecerá a maioria dos eventos carnavalescos. Pretendemos dar continuidade a estes Plantões Sociais em outras festividades em nosso município”, informou Castor.