Prefeitura inicia calendário de capacitação dos servidores

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta quarta-feira (27/01) o calendário de cursos de qualificação de servidores municipais com uma aula sobre gestão de contratos administrativos. A atividade ocorreu na Casa Digital, no Centro, e é parte do Programa de Capacitação do Servidor (Procase) promovido pela Secretaria Municipal Adjunta de Administração. Nesta primeira aula, um grupo de funcionários pode compreender melhor as leis que regem as contratações realizadas pelo governo municipal junto a fornecedores de produtos e prestadores de serviços.

Para o advogado Bruno Fialho, que ministrou a palestra, esta é a melhor forma de oferecer um serviço cada vez melhor ao cidadão. “Este é um programa que deve ser contínuo, porque gera mais eficiência na tramitação de processos e, assim, dá a agilidade que o contribuinte espera de nós”, avalia Bruno, que atua na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), tem MBA em Gestão Pública e pós-graduação em Direito Administrativo.

Os servidores que assistiram à palestra receberam um certificado de qualificação. Para a servidora Daniely Menezes, da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, a aula foi bastante proveitosa. “Há pontos que eu tinha estudado antes, mas que não me lembrava, e agora vou poder aplicar no rotina diária”, ponderou ela , que participou de uma qualificação pela primeira vez.

Já a chefe de gabinete da pasta de Administração, Paloma Cabral, é uma frequentadora assídua dos cursos, que considera importantes para o dia a dia do serviço público. “Todo dia temos desafios novos e precisamos sempre adequá-los à legislação. Esses cursos nos ajudam a ter mais base para uma melhor condução dos processos”, ressaltou ela.

A secretaria informou que já tem novas capacitações previstas para este ano, para as áreas de Recursos Humanos (em fevereiro) e sobre o sistema de convênios federais (Siconvi, em março). Outros cursos em diferentes áreas também estão sendo avaliados.