Reitor da UNIDAR visita curso do Senai em Itaipuaçu

O reitor da Universidade Internacional de Invenções Democráticas Darcy Ribeiro (UNIDAR), professor doutor David Calderoni, após reunião com o secretariado municipal, visitou nesta sexta-feira (22/01), a oficina de confecção do Senai, contratada pela Prefeitura de Maricá para cursos de profissionalização em vestuário, no Residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu.

A comitiva foi recebida pela instrutora da oficina de Confecção (Corte e Costura) do Senai, Tânia de Souza Corrêa, e pelas 17 alunas do curso, cujo término está previsto para março, com um total de 240 horas-aula. No local está instalada uma carreta-oficina de confecção com 24 máquinas de costura – 10 de costura reta, três de overlock, três de costura reta informatizada, além de máquinas interlock (1), casear (1), pregar botão (1), Colaretti (1), fechadeira de calças (1), rebater elástico (1), zig-zag informatizada (1) e outra de duas agulhas.

A visita foi acompanhada do secretário municipal executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues; do secretário adjunto de Economia Solidária e Combate à Pobreza, André Luiz Braga; do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Max Aguiar; do secretário ajunto de Trabalho, Marcelo Carvalho; e do secretário adjunto de Educação, Daniel Neto, além de outros convidados.

Foi discutida a criação de uma cooperativa de confecção, que trabalhará desde a criação e produção de peças de vestuário, até sua comercialização. “Esse é o primeiro exemplo concreto de um projeto de economia solidária. Com a cooperativa, vocês serão seus próprios patrões e aprenderão a compartilhar os processos de trabalho, incluindo orçamento, custos e divisão de sobras. É uma visão diferenciada da empresa capitalista, que visa apenas o lucro”, disse André Braga. “A administração estará na mão de vocês. Com dedicação e compromisso, já no próximo ano, vocês estarão em condição de participar da licitação municipal para uniformes escolares”, adiantou o secretário adjunto de Educação, Daniel Neto.

A autônoma Edna Silveira Lima, 61 anos, moradora do Setor C, Bloco 2, aptº 03, aprovou a iniciativa. “Estamos muito satisfeitos com a vinda de vocês aqui. Pedimos apenas que deem continuidade a esses cursos do Senai, que profissionalizarão dezenas de famílias que dependem de um ofício para manterem suas famílias”, afirmou Edna. “Quero fazer o curso de Modelagem e seguir a carreira de Moda e Estilismo. Se não fosse o investimento da Prefeitura nos cursos do Senai, não teria esta oportunidade”, acrescentou o aluno Felipe Moraes Pio, 24 anos, morador do Setor B, Bloco 35, aptº 101.

Investimentos

Segundo o presidente da Codemar, a implementação da cooperativa será fundamental para mais investimentos municipais. “Temos autorização para orçar e subsidiar o custo de uma pequena fábrica, assim que a cooperativa esteja juridicamente formada. A cooperativa é um investimento cujo retorno social, para os cooperativados, será maior do que o econômico. De qualquer forma, promoverá avanço e melhoria da qualidade de vida para todos”, adiantou Max Aguiar.

O reitor da UNIDAR, David Calderoni, emocionado, declarou que estava presenciando a realização de um sonho de justiça social através de um projeto de economia solidária, ideal pelo qual luta há muitos anos. “Um irmão meu, também professor universitário, tem um projeto de reaproveitamento lixo, que é transformado integralmente em economia e renda através de atividades na região onde for aplicado”, comentou Calderoni. “Vi amigos lutarem e serem presos, batendo-se por justiça social, e aqui em Maricá encontro um processo de compartilhamento comunitário e de investimento público que muitas cidades grandes não têm. Estou muito honrado em fazer parte da gestão da primeira universidade pública maricaense”, concluiu, apresentando ao violão a canção "Cada Canto", de sua autoria, que fala sobre amizade e solidariedade.

Antes da visita a Itaipuaçu, o grupo participou de uma reunião no Paço Municipal, sobre os fundamentos e tratados da UNIPAR, apresentados pelo reitor David Calderoni e sua assistente, professora Lirca López. A nova universidade, oferecerá cursos gratuitos de invenção democrática, como Políticas Públicas e Sociais, Faculdade de Música e Orquestra Sinfônica, Faculdade de Recursos Marinhos e outros cursos acadêmicos.