Secretário de Proteção aos Animais faz intercâmbio com Prefeitura de Curitiba

No início da semana passada, o secretário municipal adjunto de Proteção aos Animais, Marcello Vianna, acompanhado dos funcionários Luis Flavio Morales e Jessica Guerra, também da pasta, visitaram a Rede de Proteção Animal de Curitiba, setor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que desenvolve ações de combate ao abandono e maus tratos de animais. A capital paranaense é referência em vários programas dessa natureza. O objetivo desse intercâmbio foi o aprendizado quanto ao desenvolvimento e a implantação em Maricá de políticas públicas de proteção animal.

Nas reuniões foram apresentadas e discutidas várias ações do Poder Público, tais como aprimoramento das campanhas de adoção, as melhores formas de controle populacional, monitoramento de animais silvestres que habitam o ambiente urbano, as relações com os protetores de animais, os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Controle de Zoonoses, a necessidade do amparo no desenvolvimento de legislações que possibilitem ações públicas mais efetivas, entre outras iniciativas.

Foram discutidos projetos de educação ambiental animal com a utilização das principais ferramentas pedagógicas tais como elaboração de cartilhas, projetos de educação animal em recintos públicos, ações em parceria com a Secretaria de Educação para a sensibilização da população. Um dos pontos convergentes desse intercâmbio foi a posição comum contra a existência de abrigos municipais que constituem-se em meros pontos de acumulação de animais, sem a perspectiva de uma solução efetiva quanto ao combate ao crescimento populacional descontrolado.

“A missão da secretaria é a de ser referência na proteção animal no Estado do Rio e, posteriormente a nível nacional, mas para que isso ocorra é imprescindível que tenhamos a humildade de buscar aprender com aqueles que são a referência na área, além da constante melhoria e aprimoramento dos nossos próprios procedimentos”, afirmou o secretário Marcello Vianna, agradecendo à equipe de Paulo Colnaghi, coordenador da Rede de Proteção, Ana Paula Menezes, Lucyenne Popp, Marilisa Lange e Eros Sousa, pela acolhida e pela troca de informações. "Muitos desses ensinamentos serão adaptados à nossa realidade para que possamos oferecer cada vez mais qualidade no desenvolvimento das nossas ações, tanto para a população quanto para os animais do município", concluiu.