CRAS de Itaipuaçu e São José finalizam confraternizações da Assistência Social

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Itaipuaçu e São José de Imbassaí entregaram os certificados de conclusão dos cursos para os usuários com uma festa nesta segunda-feira (21/12), em seus respectivos equipamentos, finalizando as confraternizações da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. Com muita comida, bebida e música, todos os convidados, de ambos os Cras, puderam ver diversos trabalhos dos alunos como biscuit, MDF e pintura em tecido. Nas festas, que também comemoraram o sucesso do trabalho em equipe ao longo de 2015, também foi reforçado o convite pelos coordenadores para que se divulguem, na região, os serviços oferecidos nas unidades, para que a comunidade toda tenha a mesma oportunidade.

No Cras Itaipuaçu, a comemoração foi pela manhã com a participação de todos os formandos e crianças que brincaram durante toda a festa. A coordenadora, Dilayne Guedes, agradeceu o apoio da pasta aos projetos que sua equipe desenvolveu, como a campanha de amamentação que foi bastante divulgada na região e atualmente está sendo ampliada para o município. Parabenizou também a equipe e a força de vontade dos formandos. Para a aluna de maquiagem, Carla Ruperti, o Cras na região tem a função de fortalecer as mulheres da comunidade. “Sempre que termino um curso aqui sinto que amplio meus conhecimentos. Quero parabenizar, especialmente, as mulheres que estão em maioria nestes cursos, pois são guerreiras e sempre buscam crescer sempre, fazendo muita coisa ao mesmo tempo e fortalecendo nosso município como fonte geradora de renda”, contou emocionada.

Segundo o oficineiro André Sodré, trabalhar com o grupo de adolescentes do CRAS Itaipuaçu foi uma das melhores experiências que ele já teve. “Essa missão que me deram foi desafiadora e especial, pois é um grupo grande e enérgico. Mas foi com muito carinho e respeito que desenvolvemos uma relação de amizade e fortalecemos vínculos. Obrigada a equipe pela oportunidade e aos meus alunos pelo carinho sempre. Nos encontramos em 2016”, disse. A adolescente Ana Carolina Cavalcanti, de 14 anos, agradeceu a acolhida no Cras. “Vim para cá através da minha irmã no início do ano e acabei frequentando mais que ela. É sempre bom estar aqui, pois somos uma família. Agradeço a todos”, acrescentou.

No Cras São José de Imbassaí a comemoração foi aberta com uma cerimônia de entrega de certificados de todas as oficinas enquanto as crianças brincavam na mini-biblioteca do espaço, onde há diversos outros brinquedos. Thiago Ribeiro, coordenador do equipamento, contou que o objetivo da equipe é empoderar financeiramente os moradores da região para que saiam da condição de beneficiários e sejam independentes com suas próprias rendas. “Fico muito feliz quando os alunos se formam e saem daqui com um trabalho, devolvendo seus direitos de beneficiários para uma próxima família que ainda não tiveram esta oportunidade de gerir sua própria renda. Só peço que continuem expandindo seus conhecimentos, pois conhecimento dignifica o homem”, disse.

Cinésia Raimundo, de 56 anos, aluna de quatro oficinas do Cras São José (Panificação, Feltro, Jardinagem e Pintura em Tecido), contou sua história. “Amigos, muitos brincam que eu moro no Cras, mas poucos sabem o porquê. Eu sofri três AVCs, fiquei sem fala e estava paralisada. Quando comecei a frequentar o Cras tudo foi modificando, aos poucos recuperei minha fala e minha coordenação motora. Tudo que faço aqui além de ser uma terapia, começou a me dar um dinheirinho. Ainda permanecerei por muito tempo nesta família”, descreveu, emocionada.

O secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, parabenizou os formandos, a equipe dos oito Cras e os servidores da pasta. “Parabéns para os usuários que frequentaram os CRAS e para todos os profissionais da secretaria, não só nestas confraternizações, mas pelo trabalho duro e com muita competência em todo ano de 2015. Sem eles eu não conseguiria seguir em frente com nenhum projeto que busco para melhorar as condições de vida da população maricaense. Desejo um feliz natal e um ano novo de muitas vitórias para todos. Em 2016 tem muito mais, aguardem”, finalizou Castor.