CRAS CEU e Fortalecimento de Vínculos promovem festa de encerramento das atividades de 2015

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), na Mumbuca, junto com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveram uma grande festa, nesta terça-feira (15/12), para entregar os certificados de conclusão das oficinas e encerrar as atividades realizadas pelos grupos de reflexão junto às crianças, adolescentes e idosos que são acompanhados pelos equipamentos.

Logo na abertura do evento foi apresentada uma peça de teatro: “O Espírito Natalino”, com a turma do Cras Região Oceânica. Após a peça, o coral formado pelos idosos do Cras Centro deu uma canja para todos os convidados. Os adolescentes também se apresentaram recitando poemas que eles mesmos produziram durante os encontros ao longo do ano nos Cras. O secretário municipal adjunto de assistência social, Jorge Castor, parabenizou todas as apresentações e ressaltou a importância dos serviços oferecidos na secretaria. “Acredito que o trabalho sócio-assistencial é um caminho de busca à conscientização dos deveres e direitos de todo cidadão", avaliou. "Não apenas nesta data, mas durante todo o ano é importante que estejamos conscientes da importância de um trabalho voltado para uma sociedade igualitária. Meus parabéns a todos que concluíram seus cursos. Apresentaram um belo e profissional trabalho neste evento hoje", disse Castor.

Na ocasião foram entregues 200 kits de higiene (toalha, sabonete, pasta e escova de dente) para os internados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) IV. Os kits foram feitos através de doações dos idosos acompanhados pelo Fortalecimento de Vínculos e entregues para o enfermeiro da assistência domiciliar, Julio César de Souza, que compareceu ao evento representado o instituto. “É com imenso carinho que recebo estes kits. Agradeço em nome dos internados e do INCA. Estes itens básicos são os que mais fazem falta no dia-a-dia dos pacientes”, afirmou o enfermeiro.

Para a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Luana Menezes, o objetivo desta confraternização foi transformar a teoria de comportamento dito pelos usuários em prática. “Acredito que atingimos nossa meta em transformar esta festa em um evento solidário. Não só desejando o bem, mas fazendo o bem. E a entrega destes kits é a prova que todos presentes aqui hoje promoveram uma festa de solidariedade”, concluiu Luana.

A aluna de alongamento, Maria Augusta Ferreira, de 69 anos, estava maravilhada com a união de todas as gerações no evento. “Foi lindo ver todas festejando e aplaudindo uns aos outros. Crianças, adolescente e idosos dando e recebendo amor. É esta mensagem que se deve ter no mundo,” ressaltou Maria Augusta.

No final da festa foram entregues os certificados de conclusão das oficinas para todos os usuários do Cras Ceu pelo coordenador, Emerson Soares. “A equipe espera que com a conclusão destes cursos despertem nas pessoas o interesse pela busca de uma nova profissão que possa contribuir com a melhoria da renda familiar”, declarou Emerson.