Saúde encerra ações do Dia Mundial da Luta contra a AIDS

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS/Hepatites virais terminou no último sábado, 05/12, a programação  em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Durante a Semana de Prevenção Itinerante foram realizados 561 testes rápidos incluindo HIV, Sífilis e Hepatite C (HVC). No sábado, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio, houve a entrega de certificados e de kits de prevenção aos professores do Ensino Fundamental II de Maricá, que participaram de curso sobre Sexualidade com ênfase em DST/AIDS e Hepatites Virais e prevenção da gestação em adolescentes. Dentre os presentes, estavam o Secretário Municipal Adjunto de Saúde Peterson Cabral e o diretor do Hospital Gaffrée e Guinle, Fernando Ferry.

Para a coordenadora do Programa DST/AIDS/Hepatites virais de Maricá, Cláudia Rodrigues, o objetivo das atividades foi oferecer o serviço à população, a fim de se buscar uma detecção eventual da doença de forma precoce. "A secretaria vem trabalhando para se aproximar mais do cidadão e estas atividades foram uma demonstração desse trabalho”, declarou o titular da pasta, Peterson Cabral.

Quem desejar realizar os testes ou quiser informações pode comparecer no Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML), todos os dias, das 7h às 20h; no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; na unidade de saúde de Inoã (ao lado do DPO), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a realização de testes, é necessário apresentar documento de identidade e cartão do SUS. Vale lembrar que a atividade no Condomínio Residencial Carlos Marighela, em Itaipuaçu, que devido à chuva não foi realizada no dia 30/11, será remarcada.