Maricá participa da X Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília

A Prefeitura de Maricá, representada pelo secretário municipal adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, pela subsecretária da pasta, Laura Costa e pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Thiago Ribeiro, participa da X Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece em Brasília. Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e o lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento contou, no primeiro dia, com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff.

A presidente agradeceu o empenho de todos os profissionais da área da assistência social, principalmente o esforço em construir políticas sociais no país. “As minhas primeiras palavras são de agradecimento aos gestores, aos trabalhadores, a todos aqueles que se empenharam e que tornaram possível que milhões de brasileiros fossem também usuários das políticas sociais que nós, ao longo dos últimos 13 anos, construímos no Brasil", afirmou. "Se hoje a Assistência Social é reconhecida e praticada como direito, como base de cidadania e, ao mesmo tempo, como um dever do Estado, vocês, além da legislação, construíram isso, tornaram isso realidade”, completou Dilma Rousseff na abertura na Conferência.

Segundo o secretário adjunto de Assistência Social, Jorge Castor, sua presença e dos demais delegados representando o município na conferência em Brasília significa garantir que a população de Maricá tenha direito a acessar os serviços públicos que levem à melhoria da sua condição de vida. “Este é um momento muito importante onde devemos exercitar a participação e construção de uma política mais assertiva e transformadora da realidade social”, afirmou Castor.

O evento, que teve início nesta segunda-feira (07/12) e se encerrará na quinta-feira (10/12), tem como objetivo propor e deliberar as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social.