E.M. Barra de Zacarias entrega certificados do projeto Educação Sanitária

Em cerimônia ocorrida nesta terça-feira (01/12) na E.M. Barra de Zacarias, foram entregues os Certificados do Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais. Alunos do quarto e quinto ano receberam o certificado de participação. No projeto, as orientações foram repassadas pelos próprios professores, que foram capacitados por uma equipe técnica do Núcleo de Defesa Agropecuária. Foram abordados sete temas (febre aftosa, raiva, alimentos seguros, brucelose, tuberculose, teníase e agrotóxicos) e os alunos receberão, ainda, um kit com mochila e os livros de referência sobre cada tema.

Estiveram presentes no evento a subsecretária municipal adjunta de Educação, Marianne Mary, a representante do governo estadual, veterinária Valéria Teixeira, e a responsável pelo projeto em Maricá, professora Mônica Salles. Falando em nome do vice-prefeito Marcos Ribeiro, a professora Marta Quinan falou da importância do projeto. "A ideia é conscientizar e tornar os alunos multiplicadores junto a familiares e comunidades", afirmou. "É o terceiro ano do projeto e estamos muito contentes com o resultado que temos obtido, é nítida a empolgação desses alunos”, acrescentou.

A Educação Sanitária nas Escolas Rurais, projeto de prevenção de doenças e manuseio adequado de alimentos é um programa estadual realizado em parceria com o município por meio das secretarias adjuntas de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Educação. Em 2015 além da E.M. Barra de Zacarias, também foram contempladas com projeto as escolas E.M. Pindobas, E.M. Osdevaldo Marins, E.M. Espraiado, E.M. Rita Cartaxo, E.M. Antônio Rufino, E.M Jacintho Caetano e E.M. Brasilina Coutinho.