Dezembro com Dr. Strangelove no Cineclube Henfil

0
157

O Cineclube Henfil, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, apresenta nesta quarta-feira (02/12), a partir das 19h, na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro), o filme "Dr. Strangelove", com entrada franca.

Dirigido pelo renomado diretor Stanley Kubrick, o mesmo de clássicos como "Laranja Mecânica" e "2001 Uma Odisseia no Espaço", o longa conta a história de um general americano, vivido pelo ator Peter Sellers, que acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque preventivo, bombardeando a União Soviética para se livrar dos "vermelhos". 

Com as comunicações interrompidas, o personagem é o único que possui os códigos para travar o lançamento das bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial. Produzido em 1964, "Dr. Strangelove" é uma comédia de humor negro, reproduzindo o ambiente paranóico que cercava o período da Guerra Fria entre o bloco comunista e os países do Ocidente. O filme é baseado no romance "Red Alert", de Peter George, e recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias "Melhor Filme", "Melhor Diretor", "Melhor Ator" (Peter Sellers) e "Melhor Roteiro Adaptado". Sellers mereceu a indicação pelo fato de representar três personagens no filme: além de Strangelove, faz ainda o presidente Merkin Muffley e o capitão Lionel Mandrake.