Maricá promove Semana de Prevenção em DST e Aids

Em celebração ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, comemorado em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais, realizará a Semana de Prevenção Itinerante em DST/AIDS e Hepatites Virais do dia 29/11 a 05/12. O evento terá início com uma missa no domingo (29). De 30/11 ao dia 04/12,  haverá a realização de testes de HIV, Sífilis e HVC (Hepatite C) em dias e locais específicos, conforme a programação abaixo, no horário das 18h às 22h. Nos postos, das 8h às 17h, haverá campanha de prevenção à AIDS com a distribuição de insumos para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST). Nas unidades de saúde Inoã, PSF Inoã II, Recanto, Santa Rita, Ponta Negra e Retiro, das 8h às 17h haverá testes HIV, Sífilis e HVC.

Já no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, das 8h às 20h, e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) na Rua Jovino Duarte, casa 2, Quadra 1, Araçatiba, das 8h às 17h, também serão realizados os testes HIV, Sífilis e HVC. Segundo a coordenadora do programa, Cláudia Rodrigues, o objetivo é oferecer o serviço à população a fim de facilitar a detecção sorológica precoce. “Caso o resultado seja reagente para alguma das patologias testadas o tratamento é realizado de forma a promover melhor a adesão”, descreve. A programação será encerrada no dia 05/12, com a entrega de certificados e de Kits de prevenção aos professores do Ensino Fundamental II que participaram da Capacitação em Sexualidade com ênfase em DST/AIDS e Hepatites Virais e prevenção da gestação em adolescentes, realizada no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio. "A secretaria vem trabalhando a fim de se aproximar mais do cidadão e esta ação é uma demonstração disso", completa Peterson Cabral, secretário municipal adjunto de Saúde.

Quem quiser realizar os testes é só comparecer. É importante levar documento de identidade, mas mesmo aqueles que não apresentarem o documento serão atendidos e terão os testes realizados. Nos condomínios residenciais Minha Casa Minha Vida Carlos Marighella, em Itaipuaçu, e Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, na Rodoviária, no Terminal Rodoviário de Itaipuaçu e na Praça do Turismo, conforme programação abaixo, haverá um ônibus cedido pela EPT e montado especialmente para a realização dos testes, com a presença de profissionais da saúde.

Veja a programação

Domingo (29/11) – Missa às 19h em memória às vítimas da AIDS e iluminação vermelha na Matriz Nossa Senhora do Amparo;

Segunda-feira (30/11) – Condomínio Carlos Marighella – Itaipuaçu – Realização de testes de HIV, sífilis e HVC (Hepatite C) das 18h às 22h em parceria com a EPT;

Terça-feira (01/12) – Rodoviária do Povo de Maricá – Centro – Realização de testes de HIV, sífilis e HVC das 18h às 22h em parceria com a EPT;

Quarta-feira (02/12) – Condomínio Carlos Alberto Soares de Freitas – Inoã – Realização de testes de HIV, sífilis e HVC das 18 às 22h em parceria com a EPT;

Quinta-feira (03/12) – Terminal Rodoviário de Itaipuaçu – Realização de testes de HIV, sífilis e HVC das 18h às 22h em parceria com a EPT;

Sexta-feira (04/12) – Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo) – Realização de testes de HIV, sífilis e HVC das 18h às 22h em parceria com a EPT;

Sábado (05/12) – Hospital Gaffrée e Guinle – Entrega dos certificados e dos kits do material de prevenção para as escolas municipais do ensino fundamental II, às 9h.