CAPS promove passeio terapêutico com usuários a Niterói

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental realizou nesta sexta-feira (27/11) uma atividade terapêutica com passeio dos usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) à Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói. Coordenadora do serviço, a psicóloga Edna Silva explica que a intenção é trabalhar a integração do grupo e os laços sociais e afetivos. “Marcamos este tipo de atividade pelo menos uma vez ao ano”, afirmou, emocionada, destacando um momento do passeio. “O paciente Jackson Torres Ramos tem 66 anos e viveu 46 dentro de um manicômio em total exclusão social. Hoje, quando começou a cantar o Hino Nacional e todos cantaram com ele, foi maravilhoso”, descreveu a coordenadora, aproveitando para agradecer o apoio prestado pela Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, à recepção da equipe do Forte de Santa Cruz e à EPT que ofereceu um ônibus vermelhinho para transportar pacientes e profissionais de saúde durante a atividade. Para o oficial de Comunicação Social da Fortaleza de Santa Cruz, receber o grupo foi motivo de grande orgulho. “A Fortaleza é um sítio histórico de 400 anos que recebe 120 mil visitantes ao ano. O Exército Brasileiro se sente honrado com a presença dos visitantes do CAPS”, afirmou o Major Migon.

Os usuários da saúde mental riram, fizeram perguntas e tiraram dúvidas durante a visita guiada. Para Gilberto da Silva Santos, 59 anos, o que mais chamou sua atenção foi ouvir sobre as batalhas navais que ali aconteceram. Quem também gostou foi Victor Regis, de 34 anos. “Foi ótimo participar. Entramos na história e isso é bom. Os ensinamentos e ver a masmorra foram emocionantes para mim”, disse. Já para Derli Cesário da Silva, de 40 anos, moradora da Residência Terapêutica de Maricá (RT), foi impactante. “Nunca tive um passeio tão bonito como este. Gostei da praia e de tudo”, completou.

“Os pacientes interagiram e participaram. Estamos muito felizes com esse encontro e de ver a felicidade deles. Com todo o esforço da equipe pudemos proporcionar esse passeio. O objetivo foi alcançado”, finalizou a fonoaudióloga do CAPS, Solange Kale. A atividade terminou com um momento marcante. Os pacientes agradeceram com poema e abraço ao Major Migon e equipe pela oportunidade.