“Tecendo a Rede” discute Assistência Básica em Saúde

0
327

O grupo responsável pelo projeto “Tecendo a Rede”, coordenado pela Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, reuniu-se nesta quarta-feira (25/11), na Igreja Evangélica Missão Plena, no bairro de Nova Metrópole, para debater o tema “Conhecendo a Atenção Básica em Saúde”. Foi apresentada pela superintendente em Atenção Básica de Saúde, Luana Duarte, a relação dos setores da Assistência Básica em Saúde e divulgada pela coordenadora do CRAS Santa Paula, Dolores Goppi, a produção de um guia de Atenção Básica em Saúde, que será distribuído nos pontos de maior movimento do município, informando serviços em Saúde na rede municipal, que atende mais de 130 mil moradores do município. 

A subsecretária de Assistência Social, Laura Vieira, propôs a exibição de vídeos educativos em Saúde em locais públicos, para melhor divulgação dos serviços do setor e reiterou a necessidade de incluir, nas fichas médicas de atendimento, os campos cor, tabagismo e alcoolismo. “Desde que trabalhei na pasta de Saúde tento incluir na ficha de atendimento dados que identifiquem melhor características dos pacientes", afirmou lembrando que apenas cidadãos negros contraem anemia falciforme. "Mas não temos esse quantitativo no município; tabagistas e alcoólicos têm mais probabilidade de enfartar, e assim por diante. Precisamos de informações mais completas para planejar ações e políticas públicas, que ajudem a prevenir enfermidades e tratar comorbidades”, disse.

Programas como Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Saúde da Mulher, Planejamento Familiar, Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISATT), atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da secretaria, à Avenida Roberto Silveira, 46, 2º andar, Flamengo (cadastro – telefone 2634-7965), no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, ou nos polos (Postos de Saúde) da cidade.   

Outros, como Saúde do Homem e Vigilância Epidemiológica, estão no Ambulatório Péricles Siqueira Ferreira (ex-Centro de Diagnóstico), com clínica médica e especialidades. Os setores de Prevenção DST/Aids e Prevenção à Tuberculose (cujo laboratório será reinaugurado em breve) funcionam à Rua Jovino Duarte de Oliveira, lote 1, casa 2, Araçatiba. Já programas como Saúde Bucal (CEO), Tabagismo, e outros, atendem no Posto de Saúde Central, à Travessa Clímaco Pereira, s/nº, Centro. 

O encontro contou com a participação também de representantes de outros setores, como Educação em Saúde, CRAS, CREAS, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, PASI, Secretaria de Assistência Social ao Alcance de Todos (SCAAT), Planejamento Familiar, Fundação Pestalozzi, Fortalecimento de Vínculos, Imunização, Prevenção à Dengue, PAISMCA, SAREM, CAPS e Saúde Mental compareceram ao encontro. A próxima reunião do “Tecendo a Rede” foi agendada para o dia 6/01, às 9h, em local ainda a ser definido.