Artistas de Maricá expõem no Riocentro com apoio da Prefeitura

Com apoio da Prefeitura, a artista Ângela Moure vai expor suas peças na Feira da Providência, no Rio de Janeiro

Dois artesãos de Maricá vão expor seus trabalhos representando Maricá na 55ª Feira da Providência. O evento começa nesta quarta-feira (25/11) e vai até domingo (29/11). Os artistas Osias Silveira, que trabalha com materiais ecológicos, e Ângela Moure, autora de peças em argila, pedra, bronze e resina, foram encaminhados pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia ao Programa de Artesanato do estado, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

Para o secretário municipal adjunto Romário Galvão, a presença na feira é fruto do trabalho para dar visibilidade dos artistas locais. “Temos que apoiar os nossos artesãos. Maricá tem uma produção importante e expressiva de arte e artesanato a ser exposta para que o mundo conheça. Esperamos ampliar a participação da cidade na feira do próximo ano”, comenta.

Osias é carioca e escolheu Maricá para viver. Trabalha com artesanato desde os 12 anos e acredita que para atuar neste segmento é preciso ter o dom. “Minha ideologia é dar vida à natureza morta. Ultimamente venho desenvolvendo trabalhos com a palmeira imperial, que tem um ar muito rústico e nobre, dá para você fazer de esculturas à móveis com as folhas que caem", descreve. "O artesanato é um dom que se torna uma arte quando você o desenvolve. Participei duas vezes da feira da Providência e esse ano estarei novamente lá, estou muito feliz por ter esta oportunidade”, disse.

Para o subsecretário de Estado, Sebastião Rodrigues, também residente de Maricá, é importante que os artesãos procurem a pasta. “Fiquei muito orgulhoso em receber meus conterrâneos, que são talentosos e reconhecidos no município. Mas é importante que todos os artesãos façam o mesmo, que venham conhecer o trabalho que estamos realizando com o artesanato do estado”, ressalta.