Recadastramento da Moeda Social Mumbuca leva muitos beneficiários a procurarem os postos – atualizada em 25/11/15

0
965

Perto de completar 2 anos de existência e atingindo a marca de 14 mil benefícios concedidos, a Moeda Social Mumbuca – a primeira desse tipo com cartão de débito do país – iniciou nesta terça-feira (24/11) o recadastramento obrigatório dos beneficiários do programa. O prazo final para o recadastramento será no sábado (28/11). O primeiro dia da ação foi movimentado. Centenas de pessoas compareceram aos nove polos de atendimento instalados pela Secretaria Municipal Adjunta de Economia Solidária e Combate à Pobreza nos quatro distritos de Maricá e foram atendidos por 60 digitadores selecionados e treinados para realizarem o trabalho. 

Os beneficiários elogiaram o atendimento e justificaram seu interesse pelo recadastramento, sem o qual o benefício não continuará sendo pago. “Estou desempregada e tenho um filho de 3 anos para criar. Com esse cartão posso comprar remédios e alimentos para a minha casa. Esse programa está fazendo a diferença”, afirmou a dona de casa Ana Paula Conceição da Silva, de 31 anos, logo após fazer a atualização. “É bom sempre no final do mês ter um dinheiro sobrando. Esse programa está me ajudando muito. É nota dez”, completa a dona de casa Anésia Pinheiro após revisar os dados.

De acordo com o secretário municipal adjunto André Braga, a ação de recadastramento visa aperfeiçoar o programa e gerar cooperativas de emprego e renda no município. “O recadastramento da moeda social Mumbuca é uma etapa importante para todos os beneficiários, servindo de ferramenta para um melhor desenvolvimento sócio econômico da cidade”, disse.

Para a atualização dos dados, o beneficiário do programa deverá comparecer aos postos com os seguintes documentos: cópias da identidade, CPF, PIS ou PASEP, comprovante de residência atualizado, além da carteira profissional, cartão do INSS (auxílio doença ou aposentadoria), declaração escolar (para maiores de 5 anos caso possuir) com cópia de documentação do cônjuge (RG, CPF e comprovante de residência), CNIS completo com CAD único (disponível no CRAS da sua região) e Cartão Mumbuca com cópia do comprovante de residência atualizado. O recadastramento é apenas para os beneficiários, não inclui os comerciantes cadastrados no programa. É importante destacar que, atendendo a um pedido da promotora da 55ª Zona Eleitoral, Clarisse Lagoeiro de Magalhães Lourenço, a Prefeitura de Maricá firmou acordo com a promotoria e suspendeu a exigência de apresentação do título de eleitor para o recadastramento dos beneficiários do programa Bolsa Mumbuca. Tal exigência foi cumprida uma vez que o decreto 213/13, que criou o programa já exigia a apresentação do documento na realização do primeiro cadastramento. 

Postos de recadastramento

Complexo Poliesportivo Leonel Brizola – Av. Roberto Silveira, s/nº – Flamengo;

E.M. Joana Benedicta Rangel – Av. Nossa Senhora do Amparo, 240 – Centro;

E.M Caic Elomir Silva – Av. Guarujá, Lote 1 – São José do Imbassaí;

Cordeirinho Futebol Clube – Estrada de Cordeirinho, s/nº – Cordeirinho;

Esporte Clube Ponta Negra – Rua Moacir Vale dos Santos, s/nº – Ponta Negra;

Igreja Assembleia de Deus – Rua Elias da Cruz, s/nº – Inoã;

Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas – Rua Leonardo José Antunes – Inoã;

Residencial Carlos Marighella – Minha Casa Minha Vida – Rua Antônio Neiva, s/nº – Itaipuaçu;

E.M Marquês de Maricá – Rua 36, esquina com a Rua 83 – Itaipuaçu;