Encontro Nacional reúne 108 seresteiros em Maricá

Cento e oito seresteiros de diversos municípios reuniram-se na noite de sexta-feira (13/11), das 18h às 24h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, para participar do 1º Encontro Nacional da Seresteiros de Maricá. O evento teve apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. Sob a coordenação da cantora e compositora Mirene Alves, seresteiros  dos municípios de Conservatória, Ipiabas, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabu, Macaé, Campos, Raposo, Triunfo (MG), Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Caxias, entre outros, apresentaram-se com apoio dos músicos locais, entre eles o violonista Leonísio 7 Cordas. O veterano Colatino, de 90 anos, representou a ‘prata da casa’, recebendo inúmeros elogios.

O 1º Encontro Nacional da Seresteiros foi dividido em duas etapas. A primeira foi realizada na praça, e a segunda, na Pousada Miren’es House, com solarata e serenata. Segundo Mirene Alves, o evento, que será incluído no calendário da Associação de Seresteiros do Rio de Janeiro e no calendário turístico de Maricá, acontecerá anualmente, no segundo final de semana de novembro, em razão da agenda das associações de seresteiros de outros municípios.

“Foi um grande evento para nossa cidade. Além dele, que é independente, pretendemos continuar trabalhando a ideia da seresta no projeto “Sob o céu, sob o sol de Maricá”, em sextas-feiras alternadas com as apresentações de samba, de MPB e de música gospel, em locais diferentes da cidade. Tudo isso, dentro do projeto “Sob o Céu, sob o sol de Maricá”, adiantou o subsecretário municipal de Turismo, Elson Ribeiro.