Capacitação prepara agentes de saúde para semana de luta contra a AIDS

0
263

A coordenação do programa DST/AIDS em Maricá prepara um amplo calendário de mobilização para a semana do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado dia 1º de dezembro. Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, agentes de saúde estarão nas ruas (cada dia em um local diferente) oferecendo o teste de rápido diagnóstico (TRD) para HIV, sífilis e hepatite B e C. O órgão realizou nesta terça-feira (17/11) uma capacitação com um grupo desses profissionais.

De acordo com a coordenadora Cláudia Rodrigues, todas as unidades básicas de saúde e as equipes de saúde da família fornecerão informações e serviços voltados para o tema da semana. O primeiro evento está previsto para o dia 29/11 com uma ação no conjunto residencial Carlos Marighella, unidade do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Itaipuaçu. No dia 1º, haverá um ato na Rodoviária do Povo, no Centro, em parceria com a Empresa Pública de Transportes (EPT), que utilizará um dos ônibus da frota, conhecidos como ‘vermelhinhos’, como consultório itinerante.

“Vamos ter horários diferenciados em alguns locais como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, onde haverá funcionamento, por exemplo, das 18h às 22h, para atender quem chega do trabalho e quem vem das escolas à noite. Teremos também uma missa na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo. Os detalhes mais completos deverão ser divulgados na próxima semana”, afirmou Cláudia.