Animais recebem chip na campanha “Adotar É Legal”

0
572

Neste sábado (14/11) aconteceu mais uma edição da campanha “Adotar é Legal”, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A ação, desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Proteção Aos Animais, resultou em 16 animais adotados. Além de encontrarem novos donos, os animaizinhos foram os primeiros a receberem o microchip – iniciativa em parceria com a empresa Partners RFID Technology. O microchip tem o tamanho de um grão de arroz e vai servir para identificar o animal de um modo eficaz e seguro, segundo os organizadores da campanha. O mecanismo não possui nenhum tipo de bateria e fica inerte o tempo todo enquanto não for ativado, e só emite energia ao ser lido pela leitora, na qual serão exibidos os dados da pessoa que o adotou. Como o microchip fica dentro de uma cápsula de biovidro cirúrgico (mesmo material utilizado em marca-passos), a durabilidade deste dispositivo será o tempo que a cápsula leva para se decompor, que é de aproximadamente 100 anos.

Segundo o secretário adjunto de Proteção aos Animais, Marcello Vianna, estas iniciativas só são possíveis por que as empresas estão vendo a seriedade do trabalho. “E é por isso que estão a cada campanha disponibilizando cada vez mais serviços”, afirmou. Quem foi à praça e levou para casa um cãozinho ou gatinho de estimação pode ainda passar nos estandes das empresas participantes para retirar brindes como suplemento vitamínico, bandanas, bolinhas, biscoitos e vermífugos para filhotes, além de antipulgas e até porta-retratos, roupinhas, laços e gravatinhas. 

A secretaria recebeu da empresa Hertape 200 doses de vermífugo para filhotes, a alemã Bayer destinou outras 100 doses. A campanha acontece no primeiro sábado de cada mês na Praça Orlando de Barros Pimentel das 9h às 14h e para adotar o interessado dever ter mais de 18 anos e, no ato da adoção, apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.