Saúde do Homem e Hiperdia promovem ação em Maricá

0
407

A Secretaria Adjunta de Saúde de Maricá realiza na próxima quarta-feira (18/11) ações de prevenção ao câncer de próstata, que faz parte da Campanha Novembro Azul, e de combate ao diabetes, cuja celebração mundial acontece no dia 14/11. As atividades acontecem das 8h às 13h na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, com distribuição de panfletos, verificação da pressão arterial e medição de glicose (HGT).

Segundo a coordenadora do Hiperdia, Silvana Maraü Waldheim, no Brasil existem atualmente 12 milhões de diabéticos, e no mundo, 415 milhões, portadores do Diabetes Mellitus tipo 1 (hereditário, em sua maioria) e do tipo 2 (adquirido). O tratamento é feito com insulina (tipo 1), e medicamentos (tipo 2). Além da medicação, o tratamento exige dieta alimentar e exercícios físicos leves, como proposta de melhoria da qualidade de vida.

Os sinais de alerta da doença acontecem com aumento de apetite e sede, de produção de urina, perda acentuada de peso, cansaço, visão turva, demência, infecções na gengiva, feridas de difícil cicatrização, entre outros. O diabetes pode causar cegueira, dificuldade de locomoção, ulceração dos membros anteriores e posteriores, podendo levar à mutilação e até ao óbito, quando não devidamente tratado.

Saúde do Homem

O programa Saúde do Homem, coordenado pelo enfermeiro Leandro Bastos, foi implantado há um ano e meio no município, e atende em especialidades clínicas como Urologia, Angiologia e Clínica Geral. Homens a partir dos 40 anos devem procurar o serviço médico para exames preventivos de câncer de próstata e outras doenças. Segundo o coordenador, o exame conhecido como PSA (Líquido Antígeno Prostático), que avalia o risco de câncer através de duas gotas de sangue, foi qualificado como insuficiente para diagnóstico pelo Ministério da Saúde, sendo necessário o toque retal para identificação de alteração na próstata. “Na ação do dia 18, distribuiremos panfletos e daremos orientação aos interessados. O importante é procurar o médico e realizar os exames preventivos anualmente. O câncer de pênis, por exemplo, já atinge 2% da população masculina brasileira”, informou.