“Maricá + Verde” participa de feira em escola da Mumbuca

A equipe do programa “Maricá + Verde”, da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Maricá, visitou nesta sexta-feira (13/11) a Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos para participar da feira integrada que acontecia na unidade, cujo tema era sustentabilidade. Foram oferecidas cerca de 60 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica como ipê amarelo (Tabebula serratifolia), pau-brasil (Caesilpina enchinata), palmeira jussara (Euterpe edulis) e pau-ferro (Caesilpina férrea), entre outras. Desde o início do programa, em março de 2014, já foram plantadas 8.754 mudas em toda a cidade.

As mudas foram doadas a alunos e funcionários da escola e também a pessoas da comunidade. Uma delas foi a técnica de enfermagem Mirian Moraes, de 59 anos, que levou para casa duas mudas de um coqueiro tipo ‘palmeirinha’. “Tomara que dê coco quando crescer, mas se não der vai ficar bonito no jardim de qualquer jeito”, afirmou a enfermeira.

Já a cabeleireira Meline de Oliveira Carvalho, de 42 anos, se tornou uma frequentadora dos eventos do ‘Maricá + Verde’. Ao lado da filha Laís, de 7 anos, ela contou que uma das mudas de ipê amarelo que arrecadou foi parar em Amsterdã, na Holanda, como presente a um casal amigo que vive no país europeu. “O marido da minha amiga, que mora aqui em Maricá, queria saber como um morro pode ficar amarelo, com flores do ipê. Então mandei uma muda para eles pelo correio”, relatou Meline, dizendo que ia levar outras duas mudas da mesma planta para colocar na frente da casa e em um vaso.

Além do projeto ambiental, a feira integrada da escola municipal teve ainda a participação da equipe da Secretaria Adjunta de Saúde, promovendo o “Dia da Família na Escola”. Foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, aplicação de flúor nos alunos, retirada do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e dicas de planejamento familiar.