Terror no Cineclube com “Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver”

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta nesta quarta-feira (11/11) mais um sucesso do cineasta brasileiro José Mojica Marins, o Zé do Caixão. O longa-metragem “Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver”, produzida em 1967 com 108 minutos de duração, é a obra escolhida pela Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia. A sessão é gratuita e inicia às 19h, na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro). O filme não é recomendado para menores de 18 anos.

Esta obra é a segunda parte da saga de Zé do Caixão para encontrar a mulher ideal para gerar seu filho. Em “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver”, as maldades de Zé do Caixão (José Mojica Marins) se tornam cada vez mais sádicas. Com a ajuda do fiel criado Bruno (José Lobo), ele rapta seis jovens e as submete a terríveis torturas com cobras e aranhas. Mais tarde, após acabar com a vida de uma moça grávida, a população se revolta e decide exterminá-lo.

Com um roteiro mais elaborado, esta obra deixou de lado a sutileza do primeiro filme (“À Meia Noite Levarei Sua Alma”) e apostou na crueldade excessiva de Zé do Caixão. O filme foi censurado na época e uma das cenas somente foi liberada após mudança no roteiro. No texto original, o personagem Zé do Caixão, na cena de sua morte, diz: “Eu não creio. Não creio", fazendo referência a sua descrença em Deus, sendo alterado por "Deus… Sim… Deus é a verdade! Eu creio em tua força. Salvai-me! A cruz, cruz, padre…!".