Prefeitura estuda ações de sustentabilidade para pescadores de Zacarias

Amílcar Carvalho se reuniu com pescadores para criar atividades de sustentabilidade para comunidade local

A Secretaria Adjunta de Políticas Especiais de Maricá fez uma reunião, nesta quarta-feira (04/11), com membros da cooperativa de moradores e pescadores de Zacarias para estabelecer ações de sustentabilidade para a comunidade. Entre os assuntos debatidos, foram citados a prática do esporte stand up paddle e circuito de bicicleta, com aluguel dos equipamentos; gastronomia típica; artesanato e a produção da cachaça artesanal “Cambuinha”, com a infusão da fruta cambuí – a secretaria está elaborando um projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal para tornar a bebida Patrimônio Imaterial de Maricá.

No encontro, o secretário adjunto Amílcar Carvalho também falou sobre o cadastramento dos moradores de Zacarias no projeto “Minha Casa, Minha Pousada”, que será feito após a legalização das terras da região. “A tão esperada regularização fundiária está em fase final e isso irá valorizar os imóveis dos moradores, incentivar o turismo local e aumentar a renda da comunidade”, destacou Amílcar. “É um sonho que está prestes a ser realizado. A Prefeitura está dando suporte para nossa comunidade”, acrescentou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores de Zacarias, Washington Costa.