CRAS Itaipuaçu faz palestra em apoio às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”

0
738
Luciana Pireda falou da importância dos exames preventivos para evitar o câncer de mama, do colo do útero e de próstata

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaipuaçu promoveu uma palestra em apoio às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” para conscientizar os usuários quanto aos fatores de risco, prevenção e das medidas de detecção precoce do câncer de mama, colo do útero e próstata. “Ambos os sexos devem procurar o médico pelo menos 2 vezes ao ano. É importante que haja a prevenção ou a detecção precoce de qualquer doença para que se tenha chances de se recuperar”, alertou Luciana Pireda, coordenadora de Políticas para as Mulheres do município, que apresentou a palestra na última quarta-feira (28/10).

Arlindo Oliveira, de 66 anos, se mostrou muito interessado no assunto colaborando com a palestra com recortes de revistas e jornais sobre atividades físicas e alimentação saudável. “Fico grato em receber este tipo de orientação sobre saúde. Sempre achei importante cuidar da saúde desde jovem”, afirmou Arlindo, que participa do grupo de idosos do CRAS.

Os adolescentes assistidos no equipamento e que participam das atividades oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estavam presentes no evento com cartazes sobre os temas relacionados às campanhas, abordando, principalmente, a vacinação contra o vírus do HPV.

O CRAS aproveitou o momento para lançar a própria campanha contra o câncer de mama com as grávidas, Yohana dos Santos, Janaina Carvalho e Luciene Nascimento, que participam do grupo de gestantes da unidade. Essas três mulheres aceitaram tirar fotos com a fotógrafa, Noemi Santos, para incentivar outras mulheres a realizarem o autoexame, a mamografia e o preventivo, além de ressaltar a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê.