Cassorotiba-Camburi é atração de domingo do Circuito Ecológico

Visão privilegiada do município no alto da rampa - Foto: Clarildo Menezes

Uma boa opção para o feriado prolongado em Maricá é o Circuito Ecológico, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. Neste domingo (01/11), os participantes farão a travessia Cassorotiba-Camburi, no Retiro, com direito a visão privilegiada do município no alto da rampa de parapente, onde acontecem os saltos de voo livre. O passeio é gratuito e realizado com seis horas de duração.

Devido ao feriado do Servidor Público, transferido por decreto municipal para sexta-feira (30/10), as inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até amanhã (29), das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. O percurso possui nível médio de intensidade e a atividade inclui grandes trechos de subida, descida, além de um almoço de confraternização num restaurante com comida feita em fogão à lenha (pago à parte). “Fizemos uma parceria com estabelecimento da região e os pratos custam em torno de R$ 15 para os participantes do projeto”, destaca Márcia Freitas, coordenadora e guia turística.

O ponto de encontro será em frente à Padaria Lady Day (Rodovia Amaral Peixoto, km 15, em Inoã) às 7h20, e, de lá, os participantes seguirão de ônibus até o local de partida, na Estrada de Cassorotiba. A orientação é que os aventureiros levem água (dois litros no mínimo), lanche, calçado apropriado, roupas leves, protetor solar e chapéu. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria já promoveu mais de 100 passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).