Prefeitura oferece curso de História do Brasil no Condomínio Carlos Marighella

William Campos apresenta o curso com uma visão comparativa, mostrando a versão do povo e do colonizado

Moradores do Condomínio Carlos Marighela, em Itaipuaçu, assistiram nesta segunda-feira (26/10), à aula inaugural do curso "História do Povo Brasileiro". Criado pelo professor William Campos, o curso está sendo ministrado no Centro de Convenções do Setor A.

Dezenas de moradores, muitos deles lideranças comunitárias, assistiram à apresentação e elogiaram o trabalho de Campos, que traz como proposta uma nova visão da História do Brasil, comparativa, mostrando a versão do povo e do colonizado, diferenciada em muitos pontos da versão do colonizador, considerada a história oficial. Em alguns momentos do curso, haverá convidados como o historiador Marcos de Dios, e outros profissionais de Ciências Sociais, que contribuirão com o conteúdo programático.

Rinaldo de Paula e Silva, 41 anos, é morador do Setor A, Bloco 25, aptº 102, e descendente de índios da nação Puri. Oriundo do Espírito Santo, casado e com três filhos, Rinaldo é conselheiro do seu setor, e está procurando trabalho como vigia, mas ainda não encontrou. “Vim ao curso para aprender um pouco mais. Conhecimento não ocupa lugar, e achei legal falarem do meu povo com outra visão”, comentou.

Ana Valéria França, 48, também é conselheira do setor A. Moradora do Bloco 7, aptº 103, Ana é descendente direto de negros e acha que a história mostrada ontem, embora de maneira rápida, foi mais real. “Gosto muito de História. Espero que as aulas tenham também recursos audiovisuais, como projeção de filmes, imagens e outros, pois nem todos gostam de ler e isso prejudica o acompanhamento do curso”, disse.

O subsíndico do Setor A, Antonio Mendes, 65, morador do Bloco 8, aptº 103, achou a aula “ótima”. O professor William Campos tem uma didática bem dinâmica. “Acho que aprenderemos bastante sobre a formação do nosso país com ele”, concluiu.

O curso irá até maio de 2016 e traz em sua programação tópicos como: “Introdução e objetivos”; “O Brasil já existia, os portugueses são invasores?”; “Índios e Negros: Por que escravidão?”; “O papel da catequese”; “A presença holandesa em Pernambuco no século XVII”. A seguir virão: “A resistência negra e o Quilombo de Palmares (1630-1695)”; “As bandeiras e os bandeirantes: origem do elitismo paulista”; “Diferença entre revolta e rebelião – O papel do Iluminismo”; “Movimentos Nativistas: Beckman (1684), Emboabas (1708), Mascates (1710)”; e “Vila Rica (1720)”; “Movimentos Separatistas: Minas (1789), Rio de Janeiro (1794)”; “Bahia (1798), e Pernambuco (1817)”; “A vinda da família real: independência portuguesa contra Portugal!”; “O Brasil pagou pela Independência?”; “Pedro II (1822-1831) – o pior governante da nossa história?”; “Constituição de 1824”; “Confederação do Equador (1824)”; “Economia”; “Questão Cisplatina: o Brasil é freguês do Uruguai?”; “Abdicação ou morte (7/04/1831)”.