História do Povo Brasileiro em palestra no Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Executiva de Gestão do Gabinete do Prefeito e Articulação Governamental, realiza nesta segunda-feira (26/10), às 18h, a aula inaugural do Curso de Formação Popular sobre a “História do Povo Brasileiro”. A atividade acontece no Residencial Carlos Marighella (salão de festas do bloco A), do programa “Minha Casa Minha Vida”, de Itaipuaçu. O curso será ministrado pelo coordenador do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) e professor de História, William Campos. O evento é aberto ao público.

Segundo William, o curso contará com palestras sobre fatos que marcaram a história nacional, de Zumbi dos Palmeiras, as resistências dos índios, das tradições do povo brasileiro até a ditadura militar. “A última aula, prevista para maio de 2016, será sobre Carlos Marighella”, afirma o coordenador do CDB. Marighella fundou a Ação Libertadora Nacional, em 1967, maior grupo armado de oposição à ditadura militar formado por guerrilheiros. O comunista foi o maior nome da militância de esquerda no Brasil na década de 60 e autor do “Manual do Guerrilheiro Urbano”, guia de orientação aos movimentos revolucionários e que foi traduzido para vários idiomas. Ele morreu, aos 57 anos, em São Paulo numa ação planejada pela Delegacia de Ordem Política e Social, em 1969.