Turismo realiza passeio gratuito do Farol de Ponta Negra até a Praia da Sacristia

0
1297
Travessia acontece até a Praia da Sacristia, local cercado de pedras negras entre Ponta Negra e Jaconé

Após uma caminhada pesada entre Silvado e Espraiado na última edição, a Secretaria Municipal Adjunta de Turismo escolheu uma trilha leve para este domingo (25/10), válido pelo Circuito Ecológico de Maricá. Com duas horas de duração, os participantes farão o passeio gratuito do Farol de Ponta Negra até a Praia da Sacristia, local cercado de pedras negras entre Ponta Negra e Jaconé, ideal para prática de mergulho e rica em vida marinha. 

As vagas são limitadas e as inscrições feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até esta sexta-feira (23/10), das 8h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço – o circuito não é recomendado para cardíacos. O ponto de encontro é a Praça de Ponta Negra, às 8h. A orientação da secretaria é que os visitantes usem roupas leves e trajes de banho, chapéu, tênis com travas, além de levar água (2 litros, no mínimo) e lanches. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

No fim do passeio, acontece uma confraternização no Quiosque da Luciana. “O almoço custa em torno de R$ 15 e é opcional”, afirma Marcia Freitas, coordenadora e guia turística que acompanhará o grupo.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 e reúne, em média, 30 pessoas semanalmente a partir de 7 anos de idade. A secretaria promove passeios em 16 circuitos ecológicos da cidade – Serra do Caju (Centro); Caminhos de Darwin e Pedra de Itaocaia (Itaipuaçu); travessia Silvado/Espraiado; Pedra do Silvado; travessia Espraiado/Tomascar; Vale de São Francisco, Cascata da Lagoinha e Rio Caranguejo (Espraiado); Ponta do Fundão (Barra de Maricá); Praia da Sacristia (Jaconé); Farol de Ponta Negra e travessia Sacristia/Farol (Ponta Negra); Serra do Camburi e travessia Cassorotiba/Camburi (Retiro); além da Restinga e aldeia indígena Mata Verde Bonita (São José do Imbassaí).